A indisciplina no contexto escolar: Uma abordagem psicopedagógica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v5i2.4114Abstract
O presente trabalho tem por objetivo aborda discussões variadas sobre a questão da indisciplina em sala de aula, no contexto das relações entre professores e alunos e considera as muitas causas possíveis da mesma, tratando-a ora como um problema, ora como uma ameaça ao futuro da educação formal. Os problemas de indisciplina em suas diversas manifestações na sala de aula e na escola tanto pública como particular, tem se constituído num dos principais desafios para os educadores. Atualmente é cada vez mais necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Fundamentadas em vários teóricos, a presente pesquisa teve por objetivo geral mostrar que a indisciplina traz consequências negativas a aprendizagem. Através dessa pesquisa foi possível perceber e analisar o papel exercido pelo psicopedagogo no contexto atual. A psicopedagogia constitui-se, a princípio em uma composição de dois saberes - Psicologia e Pedagogia, pois se trata de uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objetivo de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Propõe uma discussão teórica sobre o papel de pais e professores frente às situações de indisciplina. Apresente possibilidades de intervenção do psicopedagogo e suas contribuições para o trabalho educativo, atuando, assim, de forma preventiva.
Palavras-chave: Indisciplina. Psicopedagogo. Instituição Escolar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess