Cinema e educação: O uso do filme ‘Os delírios de consumo de Becky Bloom’ para introduzir o conteúdo de números inteiros
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v6i4.4909Keywords:
Organizador prévio. Filmes Cinematográficos. Números Inteiros. Ensino de Matemática.Abstract
O presente artigo busca ressaltar a importância da utilização de filmes cinematográficos como elementos facilitadores da Aprendizagem Significativa. Nesta perspectiva, foi realizada uma análise do filme ‘Os Delírios de Consumo de Becky Bloom’ (2009), para ser apresentado como organizador prévio para a introdução dos Números Inteiros. O filme ora mencionado reporta a situação embaraçosa vivida por uma jovem que não sabia administrar suas finanças e por isso acumula muitas dívidas. Nesse contexto, os débitos foram equiparados a números negativos e os créditos equiparados a números positivos possibilitando também a abordagem do algoritmo da adição desse tipo de número. Os resultados apontam para a importância da utilização de filmes como organizadores prévios para a contextualização de conteúdos matemáticos, visto que estes, fazem parte do cotidiano dos alunos, além de tornar as aulas de Matemática mais coloridas e interessantes aos olhos desses aprendizes.
Cinema and education: The use of the film 'The Consumer Delusions of Becky Bloom' to introduce the contents of whole numbers
Abstract: This article aims to highlight the importance of the use of cinematographic films as facilitators of Significant Learning. In this perspective, an analysis was made of the film 'The Consumer Delusions of Becky Bloom' (2009), to be presented as a previous organizer for the introduction of the Whole Numbers. The film mentioned above reports the embarrassing situation experienced by a young woman who did not know how to manage her finances and therefore accumulates many debts. In this context, the debts were equated to negative numbers and the credits equated to positive numbers, making it possible to approach the algorithm of adding this type of number. The results point to the importance of the use of films as previous organizers for the contextualization of mathematical contents, since these are part of the students' daily life, besides making Mathematics classes more colorful and interesting in the eyes of these apprentices.
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