Método problematizador no trabalho de busca ativa de hanseníase em dois centros de saúde: descrição de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6192Keywords:
Educação Continuada, Educação em Saúde, Agente Comunitário de Saúde, HanseníaseAbstract
Estudo que objetiva descrever uma ação educativa com ACS acerca da hanseníase para fortalecimento das estratégias de busca ativa e educação em saúde desenvolvida através de uma prática educativa com a aplicação da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, para equipes de ACS´s de 5 Estratégias de Saúde da Família, no período de setembro a outubro de 2016. A partir de reflexões, elencamos como pontos-chave: a busca ativa; a educação em saúde relacionada à Hanseníase e trabalho do ACS. A Metodologia da Problematização é uma alternativa metodológica com imenso potencial didático e pedagógico para aprofundar o pensamento crítico e de mudanças da realidade. As experiências problematizadoras no trabalho com os ACS vieram florescer mudanças importantes nas concepções e relações pedagógicas, como a valorização do conhecimento trazido pelos participantes; a realidade sendo ponto de partida para a construção do conhecimento, habilidades, valores e atitudes; o estímulo à busca de soluções dos problemas, visando à transformação da realidade pelo sujeito, exercendo assim, a efetividade do Sistema Único de Saúde e a construção da cidadania.Downloads
References
ALVES, E. D. et al. Hanseníase avanços e desafios. In: Hanseníase avanços e desafios. Brasília: Nesprom, 2014.
ANDRADE, Cristiani Garrido et al. Hanseníase: compreensão de agentes comunitários de saúde. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, v. 15, n. 1, p. 17-24, 2011.
BERBEL, N.A.N. (Org.) Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: UEL/INEP, 1999.
BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da praxis. Rev.Semina. Londrina, v.17, n. esp., p.7-17, 1996.
BERBEL, NAN. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Rev. Semina, Londrina, v.16. n. 2., Ed. Especial, p.9-19, out. 1995.
BORDENAVE, J. D; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 1.ed. Petrópolis: Vozes, 1986.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília : CONASS, 2011a.
______. Ministério da Saúde. Anais da 8ª Conferência Nacional da Saúde, 1986.
______. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Eliminação da Hanseníase em nível municipal 2006-2010. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hanseniase_plano.pdf>. Acesso em 22 Nov 2015.
______. Ministério da Saúde. Regionalização da assistência à saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: NOAS-SUS 01/01 e Portaria n. 95, de 26 de janeiro de 2001 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. O trabalho do agente comunitário de saúde. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. 1. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia para o Controle da hanseníase.1.ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Doenças Transmissíveis. Plano integrado de ações estratégicas de eliminação da hanseníase, filariose, esquistossomose e oncocercose como problema de saúde pública, tracoma como causa de cegueira e controle das geohelmintíases: plano de ação 2011-2015. Brasília: Ministério da Saúde, 2012b.
______. Portaria n. 3.125 de 7 de outubro de 2010: aprova as Diretrizes para Vigilância, Atenção e Controle da hanseníase [online]. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt3125_07_10_2010.html>. Acesso em 07 Nov 2015.
______. Portaria nº 1.886, de 18 de dezembro de 1997. Aprova as normas e diretrizes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e do Programa de Saúde da Família. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasil, DF, 22 dez, 1997.
BRUNNER, L.S.; SUDDARTH, D.S. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. 12ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
CARDOSO, F.A.; CORDEIRO, V.R.N.; LIMA, D.B.; MELO, B.C.; MENEZES, R.N.B; MOULAZ A.L.S.; SÁ, G.B.; SOUZA, A.V.F. Capacitação de agentes comunitários de saúde: experiência de ensino e prática com alunos de Enfermagem. Rev. bras. Enferm., Distrito Federal, v. 64, n. 5, Set./Out. 2011.
COLOMBO, AA; BERBEL; N.A.N. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 28, n. 2, p. 121-146, jul./dez. 2007.
FINEZ, M. A.; SALOTTI, S. R. A. Identificação do grau de incapacidades em pacientes portadores de hanseníase através da avaliação neurológica simplificada. J Health SciInst, v. 29, n. 3, p. 171-5, 2011.
LASTORIA, Joel Carlos; ABREU, Marilda Aparecida Milanez Morgado de. SBD-RESP na busca ativa de casos de hanseníase. An. Bras. Dermatol., Rio de Janeiro , v. 86, n. 3, p. 613-618, jun. 2011.
MENDONÇA, M.H.M. Profissionalização e regulação da atividade do agente comunitário de saúde no contexto da reforma sanitária. Trabalho, Educação e Saúde, v. 2, n. 2, p. 353-356, 2004.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Estratégia global aprimorada para redução adicional da carga da hanseníase: 2011-2015 diretrizes operacionais (atualizadas). Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2010.
PEIXOTO, R.B.; ALVES, E. Aplicação da Metodologia da Problematização no Ensino de Administração de Enfermagem. 2003. Disponível em: < http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2003/EPA/2003_EPA1754.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2015.
ROCHA, R. O Método da Problematização: Prevenção às Drogas na Escola e o Combate a Violência. (Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria Estadual de Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.
SILVA, J. A. O Agente Comunitário de Saúde do Projeto Qualis: agente institucional ou agente de comunidade? 2001. Tese (Doutorado em Enfermagem)- Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, São Paulo, 2001.
VIEIRA, M.N.C.M.; PANÚNCIO M.P. A Metodologia da Problematização como estratégia de integração ensino-serviço em cursos de graduação na área da saúde. Medicina. Ribeirão Preto. n. 48, v. 3, p. 241-248, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess