Educação profissional em saúde no Brasil: uma reflexão no contexto da enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6480Keywords:
Enfermagem, Educação Profissionalizante, Política de Saúde.Abstract
Resumo: este estudo busca tecer reflexão sobre o desenrolar da educação profissional em saúde no cenário brasileiro, com ênfase na enfermagem. Trata-se de uma reflexão crítica acerca do desenrolar da educação profissional em saúde cenário brasileiro, voltado para o contexto da enfermagem. O mesmo foi desenvolvido em disciplina de curso de doutorado em enfermagem de uma universidade federal do sul do Brasil. Três temáticas que abordam: os aspectos histórico-políticos da educação profissional em saúde no Brasil; o papel da educação permanente em saúde e a formação como via para a transformação social. O estudo reflexivo evidenciou que a educação e a formação profissional em saúde no Brasil obtiveram expressivos avanços a partir da construção de consistentes políticas e projetos voltados à saúde. Entretanto, o desafio de se realizar um ensino integrado, que favoreça a reflexão e o desenvolvimento da criticidade, continua sendo um ponto a ser discutido.
Palavras-chave: Enfermagem, Educação Profissionalizante, Política de Saúde.
Downloads
References
ABRAHÃO, Ana Lúcia; CASSAL, Luan Carpes Barros. Caminhos para a integralidade na educação profissional técnica de nível médio em saúde. Trab.Educ.Saúde. 2009, vol.7, n.2, p. 249-64. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tes/v7n2/04.pdf>. Acesso em: 09 mar 2018.
BASSINELLO, Greicelene Aparecida Hespanhol; BAGNATO, Maria Helena Salgado. Projeto Larga Escala: uma análise a partir da bibliografia existente. Esc. Anna Nery. 2009, vol. 13, n.1, p. 194-200. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a27.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Política de Educação Permanente e Desenvolvimento para o SUS: Caminhos para Educação Permanente em Saúde. Brasília: MS; 2004.
________. Portaria nº 1.996 GM/MS, de 20 de agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União 2007; 20 ago.
________. Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). Regulamento da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2015.
______. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Larga Escala. 2006. Disponível em: < http://www.epsjv.fiocruz.br/larga-escala>. Acesso em: 20 mar. 2018.
_____. RET_SUS, Redes de escolas técnicas do SUS. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/ret_sus_rede_escolas_tecnicas.pdf>. Acesso em: 03 abr 2018.
______. PROFAPS. Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância da Saúde. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt3189_18_12_2009.html> Acesso em: 05 abr. 2018.
BORGES, Fabiano Tonaco; GARBIN, Cléa Adas Saliba; SIQUEIRA, Carlos Eduardo, et al. Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) no Brasil: regulação da integração ensino serviço e sustentabilidade administrativa. Ciência & Saúde Coletiva. 2012, vol.17, n.4, p. 977-87. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/csc/v17n4/v17n4a20.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2018.
CARDOSO, Maria Manuela Vila Vova; FERREIRA, Rosa Gomes. Educação continuada ou permanente: objetivo comum predominando especificidades frente ao processo ensino aprendizagem. Rev Saúde e Desenvolv. 2014, vol5, n.3, p.126- 36. Disponível em: < https://www.uninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/280>. Acesso em: 18 mai. 2018.
CARVALHO, Júnior. VII Conferência Nacional de Saúde. Rev. Bras. Enferm [Editorial]. 1980, vol.33, n.3. p. 269-70. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v33n3/0034-7167-reben-33-03-0269.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018.
CEA, Geórgia Sobreira dos Santos; REIS, Luiz Fernando; CONTERNO, Solange. PROFAE e lógica neoliberal: Estreitas relações. Trab. educ. saúde [online]. 2007, vol.5, n.1, pp.139-160. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tes/v5n1/07.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2018.
COSTA Patrícia Pol. Dos projetos à política pública, reconstruindo a história da educação permanente em saúde [dissertação]. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2006.
FERREIRA, Maria Assunção; OLIVEIRA, Beatriz Guitton Renaud Baptista; PORTO, Isaura Setenta, et al. O significado do PROFAE segundo os alunos: contribuição para a construção de uma política pública de formação profissional em saúde. Texto Contexto Enferm. 2007, vol.16, n.3, p. 445-52. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n3/a10v16n3.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018.
FILHO, Amancio; MOREIRA, Maria Cecília G. Barbosa. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (org.) Formação de pessoal de nível médio para a saúde: desafios e perspectivas. Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1996.
GALVÃO, Ena. Cenário Nacional das Escolas Técnicas do SUS: a criação dos CEFOR no Brasil. Saúde e Sociedade. 2009, vol.18, (n.), p. 60-3. Disponível em: < https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/sausoc/v18s2/09.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2018.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OCDE). Como os países estão educando os jovens no nível exigido para se ter um emprego e um salário dignos? 2012. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/estatisticas_educacionais/indicadores_educacionais_foco/indicadores_educacionais_foco_n_7.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018.
PEIXOTO, Letícia Sardinha; GONÇALVES, Ludimila Cuzatis.; COSTA, Tiago da, et al. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global. 2013, (vol.), n.29, p. 324- 40. Disponível em: < http://scielo.isciii.es/pdf/eg/v12n29/pt_revision1.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2018.
PEREIRA, Isabel Brasil; RAMOS, Marise Nogueira. Educação Profissional em Saúde. Cad. Saúde Pública. 2006, vol.23, n.11, p. 2792-93. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/zb2gf/pdf/pereira-9788575413180.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.
PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. Educação Profissional em Saúde. FioCruz, 2018. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/08.pdf>. Acesso em: 04 abr. 2018.
RAMOS, Marise. Concepções e Práticas Pedagógicas nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde: fundamentos e contradições. Trab.Educ.Saúde. 2009, vol.7, (n.), p. 153-73.
Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/tes/v7s1/08.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.
SILVA, J. A. Estratégias de qualificação e inserção de trabalhadores de nível médio na área da saúde. In: Negri B, Faria R, Viana ALD, organizadores. Recursos Humanos em Saúde: Política, Desenvolvimento e Mercado de Trabalho. Campinas: Instituto de Economia, Unicamp; 2002.
SÓRIO, R. E. R. Educação profissional em saúde no Brasil: a proposta das escolas técnicas de saúde do sistema único de saúde. Ministério da Saúde. 2002, n.5, p. 46- 58. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0203/pdfs/IS23(2)048.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2018.
VIEIRA, A.M.D.P. A educação profissional no Brasil. Interações [Impress]. 2016, (vol.), n. 40, p. 152-69.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess