Educação em saúde para o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7000Keywords:
Saúde pública, Fisioterapia, Atenção Primária à Saúde, Empoderamento para a saúdeAbstract
Alguns fatores contribuem com a não efetivação do controle social na prática. São exemplos: a falta de informação da população, bem como a falta de interesse dos diversos atores políticos frente ao seu empoderamento. Assim, o presente artigo trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência resultante de uma atividade de educação em saúde vinculada à disciplina Saúde e Sociedade V (quinto ano) do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior de Alagoas. A atividade se deu em cinco etapas, sendo elas: a definição do tema central; a pesquisa na literatura; a sintetização das informações; a construção dos recursos educacionais em saúde; a apresentação da atividade, bem como dos resultados alcançados, aos demais acadêmicos do quinto ano (culminância). Verificou-se que a atividade de educação em saúde aqui relatada foi significativa para todos os participantes envolvidos. Para os usuários, foi capaz deampliar o olhar a respeito dos temas discutidos, para os discentes na fase de culminância bem como para os facilitadores dessa atividade contribuiu como um convite à reflexão sobre a formação acadêmica e o seu papel enquanto dispositivo capaz de promover o fortalecimento do controle social no SUS.
Downloads
References
BISPO JUNIOR, José Patrício. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 1, p. 1627-1636, Junho 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000700074&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 Ago. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 4 de 19 de fevereiro de 2002. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Fisioterapia, 2002.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE, carta dos direitos dos usuários da saúde: ilustrada / Ministério da Saúde, Série F. Comunicação e Educação em Saúde. Tiragem: 1ª edição – 1ª reimpressão – 2006 – 6.500.000 exemplares. Brasília-DF, 2006.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Conselhos de saúde: a responsabilidade do controle social democrático do SUS / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde. – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
COELHO, Juliana Sousa. Construindo a participação social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saúde soc., São Paulo, v. 21, supl. 1, p. 138-151, Mai 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000500012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 Ago. 2019.
COELHO, P. M. F; MOTTA, E. L. O; CASTRO, F. P. C. Reflexões interdisciplinares sobre aplicativo Kahhot! no ambiente educacional. Acta Semiótica et Linguistica. v. 22. n. 2. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/actas/article/view/37831. Acesso em: 22 Ago. 2019.
FARIAS, Mônica Isabel S. A Literatura de Cordel Como um Recurso Pedagógico para Inclusão e Construção do Conhecimento no Ensino da Morfologia. 2017. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1381074009.pdf. Acesso em: 19 Ago. 2019.
FIGUEIREDO, Maria Fernanda Santos; RODRIGUES NETO, João Felício; LEITE, Maisa Tavares de Souza. Educação em saúde no contexto da Saúde da Família na perspectiva do usuário. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 16, n. 41, p. 315-329, June 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832012000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 Ago. 2019.
MAIA, Francisco Eudison da Silva et al. A importância da inclusão do profissional fisioterapeuta na atenção básica de Saúde. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, [S.l.], v. 17, n. 3, p. 110-115, set. 2015. ISSN 1984-4840. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/view/16292. Acesso em: 23 ago. 2019.
MELO, Ricardo Henrique Vieira de et al. Roda de Conversa: uma Articulação Solidária entre Ensino, Serviço e Comunidade. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 40, n. 2, p. 301-309, Junho 2016 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200301&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Ago. 2019.
NEUWALD, M. F.; ALVARENGA, L. F. Fisioterapia e Educação em Saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS. Boletim da Saúde. v. 19, n. 1. jul/dez 2005. Disponível em: http://www.boletimdasaude.rs.gov.br/conteudo/1340/fisioterapia-e-educacao-em-saude:-investigando-um-servico-ambulatorial-do-sus. Acesso em: 23 ago. 2019.
OLIVEIRA, Paula Marciana Pinheiro de; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Avaliação de tecnologia educativa na modalidade literatura de cordel sobre amamentação. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 47, n. 1, p. 205-212, Fev. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000100026&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Ago. 2019.
PAIVA, Carlos Henrique Assunção; TEIXEIRA, Luiz Antonio. Reforma sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro , v. 21, n. 1, p. 15-36, Mar. 2014 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702014000100015&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 Ago. 2019.
ROLIM, Leonardo Barbosa; CRUZ, Rachel de Sá Barreto Luna Callou; SAMPAIO, Karla Jimena Araújo de Jesus. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, p. 139-147, Mar. 2013 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042013000100016&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 Ago. 2019.
SALMORIA, Jordana Gargioni; CAMARGO, Wander Amaral. Uma Aproximação dos Signos - Fisioterapia e Saúde - aos Aspectos Humanos e Sociais. Saude soc., São Paulo, v. 17, n. 1, p. 73-84, Mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902008000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 Ago. 2019.
SAMPAIO, Juliana et al. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 18, supl. 2, p. 1299-1311, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832014000601299&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 19 Ago. 2019.
SANDE, D; SANDE, D. Uso do Kahoot como ferramenta de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino de microbiologia industrial. HOLOS, ano 34, v. 1. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6300. Acesso em: 22 Ago. 2019.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess