Metodologia ativa na extensão universitária: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.7368Keywords:
Instituições Acadêmicas, Ensino, Relações Comunidade-InstituiçãoAbstract
Novas estratégias de estudos vêm incentivando mudanças no ensino, essas práticas têm implicado de forma positiva na aprendizagem. Esse trabalho emprega como recurso o uso da metodologia ativa, objetivando apresentar a experiência no ensino e aprendizagem numa extensão universitária com método de observação e relato de experiência. Participaram oito discentes e um docente, durante quatro meses, onde existiram atividades de observação e práticas numa Comunidade Remanescente de Quilombo, município de Cacimbas, Paraíba, Brasil. A metodologia foi desenvolvida em oito encontros, sequencial e complementar; através dos recursos tecnológicos com um grupo de whattsap e de e-mail para socialização e trocas de informações, durante o primeiro mês os discentes realizaram observação, em seguida escuta na comunidade por dois meses, e as atividades práticas na comunidade no último mês. Nesse percurso o foco foi aprender e ensinar, contribuir e compartilhar experiências. Finalmente dizer que conhecer o uso da metodologia ativa na extensão universitária conduz para uma reflexão construtiva sobre o ensino, a didática, a formação e atuação do ensinante.
Downloads
References
BERBEL, N. A Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas: Diferentes termos ou Diferentes Caminhos? Interface comun. Saúde educ., v. 2, n. 2, p. 139-54, 1998.
CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Itatiba, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007.
CARDOSO, M. R. G. O professor do ensino superior hoje: perspectivas e desafios. Cadernos da Fucamp, v. 15, n. 23, p. 87-106, 2016.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
MACEDO, K. D. S. et al. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, p. 1-9, 2018.
MITRE, S. M. et al. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem na formação profissional em Saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, v. 13, n. 2, p. 2133-44, 2008.
MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORAES, O. E. T. (orgs.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESU/MEC. Edição Atualizada, 2000/2001.
RIBEIRO, L. R. C. et al. Uma experiência com a PBL no ensino de engenharia sob a ótica dos alunos. São Paulo: COBENGE, 2003.
RIBEIRO, R. M. C. As bases institucionais da política de extensão universitária. Revista Internacional de Educação Superior, v. 5, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652870/0. Acesso em: 20 de ago. 2010.
VALENTE, A. L. E. F. Ser Negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1987.
VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 455-478, jun. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess