Educação como intervenção de enfermagem na prevenção de covid-19 em diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7885Keywords:
Diabetes Mellitus, Coronavírus, Educação em SaúdeAbstract
Objetivo: elaborar e implementar um material educativo que possuiu como finalidade orientar os diabéticos sobre os cuidados na prevenção do COVID-19 em um centro especializado em diabetes do Distrito Federal . Materiais e método:Trata-se de uma construção dialógica na qual foi elaborado um folder com orientações quanto ao covid-19, o motivo da necessidade do controle glicêmico e cuidados de higiene para indivíduos diabéticos diante da pandemia. Resultados e discussão: Foi elaborado, impresso e entregue os folders aos usuários diabéticos em um centro especializado em diabetes no Distrito Federal com orientações quanto ao covid-19 e gestão do autocuidado para prevenção da doença. Outros estudos demonstram a importância e influência da utilização das tecnologias em saúde no manejo do autocuidado e de doenças como a Diabetes Mellitus. Conclusões: A utilização das tecnologias em saúde tem sido uma ferramenta manejada pela equipe de enfermagem na promoção de saúde e do autocuidado de usuários dos serviços de saúde, assim como foi utilizada em um centro especializado de diabetes no Distrito Federal para orientação do auto manejo e prevenção da covid-19. Espera-se que folder seja utilizado nas unidades de saúde, na versão digital ou impressa, para expandir a informação e orientar os indivíduos.
Downloads
References
BRASIL, Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em: Abril de 2020.
BRITO, K. de V; SILVA, R.C. de F.; SOUSA, J.J. de. et al. Educação em Saúde: estratégias de enfermagem para o cuidado das doenças crônicas não transmissíveis na atenção básica. In: Enfermagem moderna: Bases de rigor técnico e científico 4. Isabelle Cordeiro de Nojosa Sombra; (Org). PR: Atena Editora; v. 4. 2019.
KNAPP, Sylvia. Diabetes and Infection: Is there a link? - A mini review. Gerontoly. n. 59. p. 99-104; 2013.
GENTILE, S.; Strollo F.; Ceriello, A. COVID-19 infection in Intalian people with diabetes: Lessons learned for our future (an experience to be used). Diabetes research and clinical practice. n. 62. p. 108 - 137; 2020.
GUIMARÃES, H.M.F.C.; CARVALHO, J.S.M.; SILVA, J.E.J. da; et al. Ações educativas e uso de tecnologias para gestão dos cuidados no paciente diabético. Seminário de Tecnologias Aplicadas em Educação e Saúde. UNEB; 2020.
SABINO, L.M.M. de; BRASIL, D.R.M.; CAETANO, J.A. et al. Uso de tecnologia leve-dura nas práticas de enfermagem: análise de conceito. Archian; Chiá, Colombia. v. 16. n. 2. p. 230-239. 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Nota de esclarecimento da sociedade brasileira de diabetes sobre coronavírus. Disponível em:<https://www.diabetes.org.br/publico/palavra-do-presidente/2038-nota-de-esclarecimento-da-sociedade-brasileira-de-diabetes-sobre-o-coronavirus>. Acesso em: Abril de 2020.
YANG, X.; Yu, Y.; Shu, J. et al. Clinical course and outcomes of critically ill patients with SARS-Cov-2 pneumonia in Wuhan, China: a single-centered, restrospective observatiol study. Thelancet. 2020.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess