Disfonia: Impacto no processo ensino-aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7886Keywords:
Distúrbio da linguagem, Saúde do professor, Voz, Aluno, EducaçãoAbstract
A disfonia é um distúrbio da voz que afeta a comunicação. A literatura sobre disfonia é ampla, entretanto, os estudos que abordam as consequências da disfonia no processo ensino-aprendizado são escassos, e ainda mais no ensino superior. Neste contexto, objetivou-se verificar a compreensão dos docentes a respeito da disfonia e o efeito desse distúrbio vocal no processo ensino-aprendizagem sob a perspectiva dos discentes. Participaram da pesquisa, docentes do ensino superior e discentes do sexto ao décimo período do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Vértice. Uma entrevista foi realizada com cada participante, individualmente, no próprio ambiente escolar. Os dados da pesquisa foram analisados descritivamente e, para análise inferencial, utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson. Considerou-se o nível de significância de 5%. Aproximadamente 69% dos docentes entrevistados relataram possuírem alteração na voz. Não foi detectada associação entre a carga horária docente e a disfonia. Mais de 90% dos discentes relataram que se sentem estimulados pelo tom de voz do professor e eles acreditam que o tom de voz auxilia no processo de ensino-aprendizagem. A disfonia afeta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino superior. No entanto, os professores possuem pouco conhecimento sobre os cuidados com a voz, o que os leva a não procurar tratamentos de prevenção para esse problema. Nesse sentido, os docentes devem ser estimulados a procurarem orientações para reduzir a ocorrência da disfonia e, consequentemente, permitir um melhor desempenho desses profissionais em sala de aula.Downloads
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Published
2020-04-30
How to Cite
Bernardo, A. M. G., Oliveira, C. M. de, & Rosa, D. R. Q. (2020). Disfonia: Impacto no processo ensino-aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 136–142. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7886
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