Disfonia: Impacto no processo ensino-aprendizagem no ensino superior

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7886

Keywords:

Distúrbio da linguagem, Saúde do professor, Voz, Aluno, Educação

Abstract

A disfonia é um distúrbio da voz que afeta a comunicação. A literatura sobre disfonia é ampla, entretanto, os estudos que abordam as consequências da disfonia no processo ensino-aprendizado são escassos, e ainda mais no ensino superior. Neste contexto, objetivou-se verificar a compreensão dos docentes a respeito da disfonia e o efeito desse distúrbio vocal no processo ensino-aprendizagem sob a perspectiva dos discentes. Participaram da pesquisa, docentes do ensino superior e discentes do sexto ao décimo período do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Vértice. Uma entrevista foi realizada com cada participante, individualmente, no próprio ambiente escolar. Os dados da pesquisa foram analisados descritivamente e, para análise inferencial, utilizou-se o teste Qui-Quadrado de Pearson. Considerou-se o nível de significância de 5%. Aproximadamente 69% dos docentes entrevistados relataram possuírem alteração na voz. Não foi detectada associação entre a carga horária docente e a disfonia. Mais de 90% dos discentes relataram que se sentem estimulados pelo tom de voz do professor e eles acreditam que o tom de voz auxilia no processo de ensino-aprendizagem. A disfonia afeta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino superior. No entanto, os professores possuem pouco conhecimento sobre os cuidados com a voz, o que os leva a não procurar tratamentos de prevenção para esse problema. Nesse sentido, os docentes devem ser estimulados a procurarem orientações para reduzir a ocorrência da disfonia e, consequentemente, permitir um melhor desempenho desses profissionais em sala de aula.

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Author Biographies

Ana Maria Guimarães Bernardo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Porto Grande

Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2015- julho 2019) e Professora EBTT do Instituto Federal do Amapá. Ministra aulas para os cursos técnico em agroecologia, agropecuária, agronegócio e para o superior em Engenharia Agronômica. Desenvolve pesquisa na área de Tecnologia de Produção de Sementes. Possui mestrado em Entomologia-UFV (2013-2015). Possui graduação em Engenharia Agronômica-UFV (2008 - 2013). Estudou no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteira na University of Amsterdam. Foi bolsista de iniciação científica em 2009, 2010 e 2011 na UFV. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola e Fitotecnia.

Cleber Macedo de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Porto Grande

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), mestrado e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Monitor voluntário de Hidráulica, irrigação e drenagem, construções rurais e topografia. Tem experiência docência na área de fitotecnia, entomologia, estatística, solos. Atuou como professor da Faculdade Vértice de 2014 a 2018 e como professor substituto do IFSUDESTEMG Campus Manhuaçu de setembro de 2017 a abril de 2018. Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) e coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede - ProfEPT-IFAP. Atuou como coordenador do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal do Amapá Campus Agrícola Porto Grande. Atua nas áreas de entomologia agrícola, estatística experimental e manejo do solo e nutrição mineral de plantas.

David Rafael Quintão Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Manhuaçu, Manhuaçu, Minas Gerais, Brasil

Engenheiro Agrícola e Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) . Mestre em Engenharia Agrícola (2012), área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) , área de concentração Recursos Hídricos e Ambientais (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Manhuaçu . Tem experiência na área de Engenharia Agrícola e Segurança do Trabalho, com ênfase em Meio Ambiente e Engenharia de Água e Solo

Published

2020-04-30

How to Cite

Bernardo, A. M. G., Oliveira, C. M. de, & Rosa, D. R. Q. (2020). Disfonia: Impacto no processo ensino-aprendizagem no ensino superior. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(2), 136–142. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7886

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