Transtorno Mental Comum em Estudantes de Medicina: PBL versus Tradicional
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.8030Keywords:
Transtorno, Estudantes, Medicina, Mental, Metodologia,Abstract
Transtorno Mental Comum (TMC), prevalente entre os estudantes de medicina, evidencia a existência de fatores correlacionados aos hábitos de vida e métodos de ensino. Objetivando analisar qualitativamente esses fatores associados à prevalência do TMC nesses acadêmicos, este estudo é descritivo e exploratório, de cunho comparativo, envolvendo as duas universidades de medicina da cidade de Boa Vista (Roraima), que possuem métodos de ensino distintos: aprendizagem baseada em problemas (ABP) e tradicional. Aplicou-se o Self-Reporting Questionnaire-20, em seguida selecionou-se apenas alunos que apresentavam TMC, mediante o questionário, para participar de entrevistas semiestruturadas, por meio da Saturação de Dados e Análise de Conteúdo. Participaram 114 estudantes, 52 da UERR e 62 da UFRR, dentre os quais foram selecionados 11 da UERR e 11 da UFRR para entrevista, e foram criadas 3 categorias. Constatou-se graus elevados de TMC, independente do método, no entanto, para os acadêmicos do ensino tradicional, preponderantemente pela carga horária curricular, limitando o autocuidado e a prática de hábitos saudáveis, enquanto que para os da ABP ressalta-se as dificuldades de gestão de tempo e a concentração das demandas acadêmicas em poucos dias de ensino. Não obstante, notou-se que as atividades extracurriculares foram determinadas como fator estressor para o método tradicional, e de alívio para o ABP. Faz-se necessário intervenções em relação à saúde mental dos discentes, para ampliar o controle emocional e a qualidade de vida, tão defasada nos profissionais médicos.
Downloads
References
ANDRADE, J. B. C.; SAMPAIO, J. J. C.; FARIAS, L. M.; MELO, L. P.; SOUZA, D. P.; MENDONÇA, A. l. B.; CIDRÃO, I. S. M. Contexto de formação e sofrimento psíquico de estudantes de medicina. Rev. bras. educ. med, v. 38, n. 2, p. 231-242, 2014.
ANSOLIN, A. G. A.; ROCHA, D. L. B.; SANTOS, R. P.; POZZO, V. C. D. Prevalência de transtorno mental comum entre estudantes de psicologia e enfermagem. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 22, n. 3, p. 42-45, 2015.
ARAGÃO, J.; CASIRAGHI, B.; MOTA, E.; ABRAHÃO, M.; ALMEIDA T.; BAYLÃO A.; ARAÚJO, P. Saúde mental em estudantes de medicina. Rev. Est Inv Psico y Educ, n. 14, p. 38-41, 2017.
ARENAS, Daniel Luccas et al. Pega Leve-saúde mental do estudante universitário: um relato de experiência. Trabalho (En) Cena. Palmas, vol. 4, n. 2, p. 519-530, 2019.
AYALA, Erin E. et al. US medical students who engage in self-care report less stress and higher quality of life. BMC medical education, v. 18, n. 1, p. 189, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 225, 1977.
BELFOR, Jiulyanne Andrade et al. Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 23, p. 73-82, 2018.
BENEDETTO, M. A. C. D.; GALLIAN, D. M. C. Narrativas de estudantes de Medicina e Enfermagem: currículo oculto e desumanização em saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2018.
BLASCO, Pablo González et al. Cinema para o estudante de medicina: um recurso afetivo/efetivo na educação humanística. Revista brasileira de educação médica, v. 29, n. 2, p. 119-128, 2005.
BOLSONI, Eduarda Berckenbrock et al . Nursing Consultation on Mental Health: integrative Review. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto,v.12,n. 4, p. 249-259, dez.2016.Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762016120000008&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 29 abr. 2020. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i4p249-259.
de ANDRADE, Felipe Kaluf et al. Qualidade de vida e burnout entre estudantes de medicina que vivenciam o método de Aprendizagem Baseada em Problemas. Aletheia, v. 52, n. 1, 2019.
de LIMA, E. D.; DE ASSIS, C. L. “Com qual somatização eu vou?” Percepções e práticas sobre psicossomática em profissionais de saúde de Cacoal-RO. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/Brazilian Journal of Mental Health, v. 9, n. 22, p. 83-97, 2017.
de SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, v. 5, p. 182-200, 2015.
ESPERIDIÃO, E.; BARBOSA, J. A.; SILVA, N. S.; MUNARI, D. B. The mental health of nursing students: an integrative review of literature. Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2013 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v9n3/pt_08.pdf. Acesso em 12 de maio de 2019.
FERREIRA, C. M. G.; KLUTHCOVSKY, A. C. G. C.; CORDEIRO, T. M. G. Prevalência de Transtornos Mentais Comuns e Fatores Associados em Estudantes de Medicina: um Estudo Comparativo. Rev. bras. educ. med. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000200268&lng=en&nrm=iso. Acesso em 27 de setembro de 2018.
FERREIRA, Iago Gonçalves et al. Atividades extracurriculares e formação médica: diversidade e flexibilidade curricular. IJHE-Interdisciplinary Journal of Health Education, v. 1, n. 2, 2016.
GOMES, R.; BRITO, E.; VARELA, A. Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Interacções, v. 42, p. 44-57, 2016.
GONÇALVEZ, D. M.; STEIN, A. T.; KAPCZINSKI, F. Avaliação de de¬sempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Structured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad Saúde Pública, v. 24, n. 2, p. 380-390, 2008.
GRZYBOWSKI, L. S.; LEVANDOWSKI, D. C.; COSTA, E. L. N. O que Aprendi com o PET? Repercussões da Inserção no SUS para a Formação Profissional. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 41, n. 4, p. 505-514, 2017.
GUIMARÃES, K. B. S. Estresse e a formação médica: implicações na saúde mental dos estudantes. São Paulo; 2005. Mestrado [Dissertação] - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.
HOPE, V.; HENDERSON, M. Medical student depression, anxiety and distress outside North America: a systematic review. Medical Education, v. 48, n. 10, p. 963-979, 2014.
LIMA, M. C. P.; DOMINGUES, M. S.; CERQUEIRA, A. T. A. R. Prevalência e fatores de risco para transtornos mentais comuns entre estudantes de medicina. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 6, p. 1035-1041, 2006.
LINS, L. et al. Health-related quality of life of students from a private medical school in Brazil. International Journal of Medical Education, v. 6, p. 149-154, Nov. 2015.
LORENA, Suélem Barros de et al. Análise do Acesso à Informação Acadêmica entre Estudantes de Medicina Inseridos numa Metodologia Ativa de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 4, p. 176-186, 2019.
LUMLEY, Sophie et al. Self-reported extracurricular activity, academic success, and quality of life in UK medical students. International journal of medical education, v. 6, p. 111, 2015.
MARI, J. J.; WILLIAMS, P. A validity study of a psychiatric scree¬ning questionnaire (SRQ-20) in primary care in the city of São Paulo. Br Psychiatry, v. 148, n. 23, p. 6, 1986.
MORI, M. O.; VALENTE, T. C. O.; NASCIMENTO, L. F. C. Síndrome de Burnout e rendimento acadêmico em estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 4, p. 536-540, 2012.
OLAVE, Guisela et al. Factores que afectan al ambiente educativo en la formación preclínica de medicina según sus docentes. Revista médica de Chile, v. 144, n. 10, p. 1343-1350, Oct. 2016.
PEREIRA, N. K. C.; PADOIM, I., JUNIOR, R. F. Psychosocial and health-related stressors faced by undergraduate medical students. Revista de Medicina, v. 93, n. 3, p. 125–134, 2014.
PEREZ, L. C. Optimismo y salud positiva como predictores de la adaptación a la vida universitaria: preditores da adaptação à vida universitária. Act.Colom.Psicol, v. 12, n. 1, p. 95-107, 2009.
RIBEIRO, E.; RAIESKI, B.; MACHADO, V. SAÚDE E AUTOCUIDADO ANTE A SITUAÇÕES DE ESTRESSE DURANTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Revista Contexto & Saúde, v. 19, n. 37, p. 87-97, 17 dez. 2019.
ROCHA, E. S.; SASSI, A. P. Transtornos mentais menores entre estu¬dantes de medicina. Rev Bras Educ Méd, v. 37, n. 2, p. 7, 2013.
RONN, Andressa Pereira et al. Evidências da efetividade da aprendizagem baseada em problemas na educação médica: uma revisão de literatura. Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina, v. 1, n. 11, 2019.
SANTA, N. D.; CANTILINO, A. Suicídio entre Médicos e Estudantes de Medicina: Revisão de Literatura. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p.772–780, 2016.
SARAVANAN, C.; WILKS, R. Medical students’ experience of and reaction to stress: the role of depression and anxiety. Scien¬tific World Journal, v. 29, n. 1, p. 73-82, 2014.
SAUNDERS, Benjamin et al. Saturation in qualitative research: exploring its conceptualization and operationalization. Qual Quant, v. 52, n. 4, p. 1893-1907, 2018.
SILVA, A. G.; CERQUEIRA, A. T. A. R.; LIMA, M. C. P. Apoio social e transtorno mental comum entre estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 17, p. 229-242, 2014.
SILVA A. O.; CAVALCANTE NETO, J. L. Associação entre níveis de atividade física e transtorno mental comum em estudantes universitários. Motri, v. 10, n. 1, p. 49-59, 2014.
SILVA, B. P.; CORRADI-WEBSTER, C. M.; DONATO, E. C. S. G.; HAYASHIDA M.; SIQUEIRA, M. M. Transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública na Amazônia Ocidental brasileira. Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog, v. 10, n. 2, p. 93-100, 2014.
SOUZA, F. G. DE M.; MENEZES, M. DA G. C. Estresse nos estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará. Revista brasileira de educação médica, v. 29, n. 2, p. 91-96, 2005.
TENÓRIOI, Leila Pereira et al. Saúde mental de Estudantes de Escolas médicas com Diferentes modelos de Ensino medical Students’ mental Health under Different Educational models. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 40, n. 4, p. 574-582, 2016.
TORRES, V.; SAMPAIO, C. A.; CALDEIRA, A. P. Ingressantes de cursos médicos e a percepção sobre a transição para uma aprendizagem ativa. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e1700471, 2019.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess