O ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos de análises clínicas
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v11i4.8310Abstract
O curso de análises clínicas forma profissionais essenciais para o diagnóstico laboratorial das micoses, e sua formação inicial consiste numa etapa fundamental para sua atuação profissional. Diante disso, o estudo objetivou analisar o ensino da micologia médica na formação inicial dos técnicos em análises clínicas das instituições públicas e particulares de ensino técnico-profissionalizante. Foram investigadas seis instituições da Região Metropolitana de Recife-PE onde foi realizada entrevista com os prováveis concluintes e análise da matriz curricular/plano de ensino das disciplinas de microbiologia ou micologia médica. Os resultados demonstraram que o sexo feminino prevaleceu em ambas às instituições. Em relação às concepções sobre a importância dos fungos e da micologia médica todos os alunos consideram importante o estudo do tema. Os entrevistados de escolas públicas apresentaram maiores percentuais sobre o conhecimento dos fungos e conteúdos de micologia médica em relação aos alunos das escolas particulares. A análise dos dados indica que os conteúdos sobre os fungos e a micologia médica são ineficientemente abordados tanto nas instituições públicas quanto nas particulares, refletindo em um conhecimento deficiente dos alunos sobre fungos, necessitando, portanto da inclusão e/ou melhorias de tais assuntos no currículo do curso, principalmente em aulas práticas.
Downloads
References
ALEXANDER, B. D. Diagnosis of fungal: new Technologies for the mycology laboratory. Transplant Infectious Disease, v. 4, n. 3, p. 32-37, 2002.
ALEXOPOULOS, C. J. M., CHARLES W.; BLACKWELL, Meredith. Introductory Mycology. v. 4, ed. New York, 1996.
AMEEN, M. Epidemiology of superficial fungal infections. Clinics in Dermatology, v. 28, n. 2, p. 197-201, 2010.
ANVISA. Manual de microbiologia clínica para o controle de infecção relacionada à assistência à saúde detecção e identificação dos fungos de importância médica. 1º edição 2010
BOANAFINA, A., BOANAFINA, L., WERMELINGER, M. A educação profissional técnica de nível médio em saúde na rede federal de educação. Trabalho Educação e Saúde, v. 15, n. 1, p. 73-93, Rio de Janeiro, 2017.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção I, p. 27.833.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (INEP). Microdados do Censo Escolar da Educação Básica 1999-2014. Brasília. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2015.
BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação na saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 44p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
CALSAN, Eduardo. A qualidade do ensino técnico: do direito à realidade. Convenit Internacional. p. 61-66, 2014.
CASSANTI, A. C.; CASSANTI, A. C.; ARAÚJO, E. E.; URSI, S. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2008/microbiologia1.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.
FERREIRA, M. M., NETO, L. M. R., PORTO, L. R. D., MARTINS, J. B. J., OLIVEIRA, G. S. L. O. Análises Clínicas e toxicológicas. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, 2007.
FONSECA, A. G.; BESSA, A. B.; BRITO, T. N. S. Ações educativas para técnicos e auxiliares de laboratório de análises clínicas. Extensão e Sociedade. v. 1, n. 3, 2011.
FRAMIL, V. M. S. Técnicas laboratoriais utilizadas em Micologia médica. In: ZAITZ, C.; MARQUES, S. A.; RUIZ, L. R. B.; FRAMIL, V. M. S. (org.). Compêndio de micologia médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 7-15.
GALIZA, G. J. N.; SILVA, T. N.; CAPRIOLI, R. A.; BARROS, C. S. L.; IRIGOYEN, L. F.; FIGHERA, R.; LOVAT, M.; KOMMERS, G. Ocorrência de micoses e pitiose em animais domésticos: 230 casos. Pesquisa Veterinária Brasileira. v. 34, n. 3, p. 224-232, Rio de Janeiro, 2014.
GUILHERMETTI, E.; KIOSHIMA, E. S.; SHINOBU, C.; SILVA, S. C.; MOTA, V. A.; SVIDZINSKI, T. I. E. Micologia médica: uma área das análises clínicas que está em expansão. Revista Brasileira de Análises clínicas, v. 36, n. 1, p. 51-53, Rio de Janeiro, 2004.
KIMURA, A. H.; OLIVEIRA, G. S.; SCANDORIEIRO, S.; SOUZA, P. C.; SCHURUFF, P. A.; MEDEIROS, L. P.; BODMAR, G. C.; SARMIENTO, J. J. P.; GAZAL, L. E. S.; SANTOS, P. M. C.; KOGA, V. L.; CYOIA, P. S.; NISHIO, E. K.; MOREY, A. T.; TATIBANA, B. T.; NAKAZATO, G.; KOBAYASHI, R. K. T. Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 254-267, Ponta Grossa, 2013.
LIMA JR, J. F.; DANTAS, L. L. F. S.; MACHADO, C. A.; MARCELO, M. E. M. F. Expectativa profissionais de alunos de curso técnico em saúde bucal. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 25, n. 1, p. 65-70, Fortaleza, 2012.
LIMBERGER, K. M., SILVA. R. M., ROSITO, B. A. Investigando a contribuição de atividades experimentais nas concepções sobre microbiologia de alunos do ensino fundamental. X Salão de Iniciação Científica, p. 228-230, Rio Grande do Sul, 2009.
MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M.; DUNLAP, P. V.; CLARK, D. P. Microbiologia de Brock. 12 ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
MARQUES-MELO, E. H.; LESSA, D. F. S.; NUNES, A. C. B. T.; CHAVES, K. P.; PORTO, W. J. N.; NOTOMI, M. K.; GARRIDO, L. H. A.; Felino doméstico como agente transmissor de esporotricose para humanos: relato do primeiro caso no estado de Alagoas. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 38, n. 2, p. 490-498, Salvador, 2014.
MITCHELL, T. G. Micologia Médica. In: BROOKS, Geo F., CARROLL, K. C.; BUTEL, J. S., MORSE, S. A. Microbiologia Médica. 25ª edição. Rio de Janeiro: Editora Artmed; 2012.
MORAES, L. M. C. A profissionalização do técnico em patologia clínica: o caso da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso em evidência. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio, Rio de Janeiro, 2009.
MURRAY, P. R., ROSENTHAL, K. S., PFALLER, M. A. Medical Microbiology. 6. ed. Philadelphia: Mosby/Elsevier, 2009.
OLIVEIRA, J. C. Tópicos em Micologia Médica. 4º ed. Rio de Janeiro, 2014.
OLIVEIRA, M. B. S. C., GONZALEZ, W. R. C. Currículo por competência na área de biodiagnóstico: desafios de implantação. Trabalho Educação e Saúde, v. 4, n. 1, p. 131-142, Rio de Janeiro, 2006.
PELCZAR, M. J., CHAN, E. C. S., KRIEG, N. R. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997.
PERES, N. T. A. MARANHÃO, F. C. A.; ROSSI, A.; MARTINEZ-ROSSI, N. M. Dermatófitos: interação patógeno-hospedeiro e resistência a antifúngicos. Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 85, n. 5, p. 657-667, São Paulo, 2010.
PESSOA, T. M. S. C.; MELO, C. R.; SANTOS, D. R.; CARNEIRO, M. R. P. Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia Plena. v. 8. p. 1-4, 2012.
PICCOLI, A.; WERMELINGER, M.; FILHO, A. A. O ensino de biossegurança em cursos técnicos em análises clínicas. Trabalho Educação e Saúde, v. 10, n. 2, p. 283-300, Rio de Janeiro, 2012.
ROSA, M. D’A., MOHR, A. Os fungos na escola: análise do conteúdo de micologia em livros didáticos do Ensino, Fundamental de Florianópolis. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 3, p. 95-102, Cuiabá, 2010.
SOMENZI, C. C., RIBEIRO, T. S., MENEZES, A. Características particulares da micologia clínica e o diagnóstico laboratorial de micoses superficiais. NewsLab. n. 77, p. 106-118, 2006.
SOUZA, V. F. S., COSTA, S. C. O ensino da micologia numa perspectiva lúdica. O professor PDE numa perspectiva lúdica. Secretaria de Educação do Estado do Paraná, p. 1-16, Paraná, 2010. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uem_cien_artigo_valdete_ferreira_dos_santos_souza.pdf> Acesso em: 31 mar. 2018.
WERMELINGER, M.; MACHADO, M. H.; FILHO, A. A. Políticas de educação profissional: referências e perspectivas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 15, n. 55, p. 207-222, Rio de Janeiro, 2007.
XAVIER, M. O., OLIVEIRA, F. M., SEVERO, L. C. Curso de atualização. Capítulo 1 – Diagnóstico laboratorial das micoses pulmonares. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 35, n. 9, p. 907-919, 2009.
ZAITZ, C. Introdução ao Estudo da Micologia Médica. In: Zaitz, C.; Marques S. A.; Ruiz, L. R. B.; Framil, V. M. S. (org.). Compêndio de micologia médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 1-3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess