Caracterização das tecnologias digitais de informação usadas no ensino médico durante a pandemia de COVID-19
Abstract
Introdução: Em decorrência do impacto causado pela pandemia de COVID-19 no Brasil foi instituído isolamento social, e o cancelamento de todas as atividades acadêmicas vigentes. Nesse contexto, o Ministério da Educação autorizou a substituição das disciplinas presenciais teórico cognitivas do primeiro ao quarto ano de medicina por aulas que utilizem meios e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Contudo, sua implementação no ensino da medicina em meio a pandemia representa um grande desafio. Logo, o objetivo do presente estudo é caracterizar e identificar os meios tecnológicos utilizados por diferentes Universidades do país no ensino de medicina. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com perguntas fechadas, aplicado por meio da plataforma online Google Forms. Resultados: Os recursos mais utilizados durante a vigência da suspensão das aulas presenciais foram as ferramentas de Webconferência e as vídeo-aulas. Esses também foram eleitos pelos participantes como as ferramentas com maior eficácia de aprendizagem. Ainda assim, os respondentes referem que essas interfaces não conseguem substituir adequadamente as aulas presenciais. Conclusões: Embora a utilização das TDICs seja a melhor alternativa para manter o vínculo educacional e a continuidade das atividades teórico-cognitivas durante a pandemia, é válido ressaltar que as metodologias adotadas não configuram ensino à distância, apenas ensino remoto. Dessa forma, acredita-se que a ausência das aulas presenciais seja preditora de impactos negativos na formação desses indivíduos.
Downloads
References
- BRASIL. PORTARIA Nº 345. Altera a Portaria MEC no 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: 19/03/2020. Edição: 54-D. Seção: 1 – Extra. p. 1. Brasília, DF, 19 de março 2020.
- BRASIL. PORTARIA Nº 395. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: 16/04/2020. Edição: 54-D. Seção: 1 – Extra. p. 1. Brasília, DF, 15 de abril de 2020.
- BRASIL. PORTARIA Nº 544. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: 17/06/2020. Edição: 114. Seção: 1 – Página: 62. Brasília, DF, 16 de junho de 2020.
- Cunha MAF, Oliveira MR, Votre S. A Interação Sincronia/Diacronia no Estudo da Sintaxe. DELTA. 1999, 15 (1). https://doi.org/10.1590/S0102-44501999000100004.
- Filho NA. Reconhecer Flexner: inquérito sobre produção de mitos na educação médica no Brasil contemporâneo. Cad. Saúde Pública. 2010, 26(12):2234-2249.
- Lima MLF, Lima AL. Mapas conceituais como elementos provedores de ensino-aprendizagem numa perspectiva epistemológica construtivista sociointeracionista. Série Educar. 2020, 40.
- Martins OB. OS CAMINHOS DA EAD NO BRASIL. Rev. Diálogo Educ. 2008, 8 (24): 357-371. https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116834004.pdf
- Nedy MBCN, Neves FBCS, Bitencourt AGV. O Ensino Médico no Brasil: Origens e T O Ensino Médico no Brasil: Origens e Transformações. Gaz méd. Bahia. 2005;75:2:162-168.
- Palhares I. Três em cada cinco universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena [Internet]. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/geral/tres-em-cada-cinco-universidades-federaisrejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena-2984798e.html. Acesso 02 set. 2020. Acesso em: 02/09/2020.
- Pereira TA, Areco KCN, Tarcia RML, Sigulem D. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Rev. bras. educ. med. 2016. 40 (1):59-66. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01482015
- Pereira, AS, Parreira, FJ, Bertagnolli SC, Silveira SR. Metodologia da Aprendizagem em EaD. 2017.
- Torres, Ana & Alves, Lynn & Nóbrega, Ana. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. 2020. 10.1590/SciELOPreprints.640.
- United Nations Educational. Scientific and Cultural Organization. Information and communication technologies in schools: a handbook for teachers or how ICT can create new, open learning environments [online]. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0013/001390/139028e.pdf. Acesso em: 02/09/2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cess