Impacto das intervenções educacionais na detecção precoce e prevenção do câncer de colo de útero em mulheres jovens: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v14i4.11134Palabras clave:
Intervenções educacionais, Detecção precoce, Prevenção, Câncer de colo de útero, Mulheres jovensResumen
As neoplasias cervicais, o terceiro câncer mais comum entre mulheres em idade fértil, representam um sério problema de saúde pública no Brasil, com 16.370 novos casos em 2023. A adesão às recomendações da OMS é baixa, e o estudo investiga como intervenções educacionais podem melhorar a detecção e prevenção. Objetivou-se identificar como as intervenções educacionais impactam a detecção precoce e a prevenção do câncer de colo de útero em mulheres jovens. Uma revisão sistemática de intervenção foi realizada para avaliar a eficácia das terapias de reabilitação pulmonar em comparação a outras intervenções em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica. Foram selecionados Ensaios Clínicos Randomizados publicados nos últimos 10 anos em inglês, português e espanhol, pesquisados em cinco bases de dados. A triagem dos estudos será feita por dois revisores com o auxílio do software Rayyan. As intervenções educacionais, como palestras e vídeos, mostraram-se eficazes na detecção precoce e prevenção do câncer de colo de útero em mulheres jovens. Essas ações melhoraram o conhecimento, aumentaram a adesão ao exame de Papanicolau e reduziram barreiras culturais, destacando a importância da educação em saúde na promoção da triagem. Essa revisão sistemática analisou programas de educação sobre câncer de colo de útero em mulheres jovens, evidenciando que intervenções multimodais aumentaram o conhecimento e incentivaram exames e vacinação. A pesquisa ressalta a importância da educação em saúde e sugere mais estudos e tecnologias para melhorar triagens e vacinação.
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