A contribuição do psicopedagogo à educação inclusiva

Autores/as

  • Mariza Izabel Oliveira Medeiros FIP

Resumen

A inclusão está fundada na dimensão sociocultural do ser humano, enfatizando as formas de interação, de possibilidades, de apoio às dificuldades e acolhimento das necessidades dessas pessoas. A ideia da educação inclusiva tem base no princípio da inclusão social, tendo em vista a equiparação de oportunidades e, consequentemente, uma sociedade para todos, dentro daquela visão de ‘mundo inclusivo’. O conceito de escola inclusiva implica uma nova postura da escola comum, que propõe em seu projeto político pedagógico, ações que favoreçam a interação social e sua opção por práticas heterogêneas.Para promover a educação inclusiva, além de trabalhar com o professor capacitando-o para o seu dia a dia, o psicopedagogo também pode atuar auxiliando pais a compreenderem melhor o processo de inclusão. E isto é possível a partir de encontros, palestras e conversas esclarecedoras. No processo de construção da escola inclusiva, a presença do psicopedagogo é algo patente. Pois ele é o profissional habilitado para coordenar/auxiliar esse processo de mudança, promovendo encontros, palestras, coordenando discussões pedagógicas que sirvam para auxiliar o professor na construção de sua nova postura.

 

Palavras-chave: Escola Inclusiva. Psicopedagogo. Contribuição.

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Biografía del autor/a

Mariza Izabel Oliveira Medeiros, FIP

Professora da rede pública, licenciada em Biologia, Especialista em Psicopedagogia e em Educação Ambiental

Publicado

2013-05-29

Cómo citar

Medeiros, M. I. O. (2013). A contribuição do psicopedagogo à educação inclusiva. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 1(1), 01–09. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1961