Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos

Autores/as

  • Kelly Cristina Duarte de Macêdo Vieira FIP
  • Kézia Cortez da Silva FIP

Resumen

Trata-se de um estudo, no qual se adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo mostrar a importância da avaliação no processo educativo. A avaliação vem sendo estudada desde o início do século XX. Graça ao seu processo evolutivo, a avaliação possibilita a visualização dos resultados relativos aos objetivos traçados para o ensino. Possibilita observar se os alunos já alcançaram um determinado desenvolvimento no processo educativo ou se apresentam algum tipo de dificuldades. Para que realmente a avaliação cumpra o seu papel é preciso repensar a sua prática, para que ela seja possível de desenvolver trabalhos significativos, fazendo com que o ato de avaliar seja visto como compensador do aproveitamento escolar. Não é possível entender a avaliação de forma isolada. Ela reflete uma concepção de educação, de escola e de sociedade, sendo um reflexo desses ambientes. Com o presente trabalho pode-se perceber que o processo avaliativo é dinâmico e pode ser promovido através de diferentes formas. Assim, cabe ao professor escolher aquela que melhor se adapta ao seu processo educativo. Independente da forma escolhida, a avaliação deve ter sempre um caráter continuado, para que o aluno seja avaliado durante todo o ano letivo e por tudo que faz no contexto da sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Cristina Duarte de Macêdo Vieira, FIP

Professor, diplomado em Gestão Pública, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, mestrando em Sistemas Agroindustriais, pela UFCG, Campus de Pombal-PB.

Publicado

2013-07-04

Cómo citar

Vieira, K. C. D. de M., & Silva, K. C. da. (2013). Avaliando a avaliação: um pensar a partir dos teóricos. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 2(1). Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2050