GESTÃO ESCOLAR: CAMINHO PARA REDUÇÃO DA INDISCIPLINA
Resumen
O conceito de indisciplina se relaciona com o conjunto de valores e expectativas, que vêm sofrendo variações ao longo da história entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade, em suas diversas classes sociais e instituições. A indisciplina não só em sala de aula, mas também em outros espaços educativos, como a família, traduz-se em um fenômeno muito discutido atualmente na sociedade, destacando-se entre os maiores desafios e preocupações pedagógicas. No âmbito escolar, a indisciplina origina-se de inúmeros fatores. Como um problema social, ela também é encontrada fora da escola, principalmente, no seio de algumas famílias. Fatores externos tais como o modismo, a violência, o uso de drogas, o bullyng e as questões financeiras, entre outros, podem contribuir para a indisciplina escolar. Talvez seja a transferência de responsabilidades que a família atribui à escola, a principal causa da indisciplina escolar, uma vez que a criança apresenta-se totalmente segregada, sem limites e sem concepção entre o certo e o errado, os direitos e deveres. A indisciplina guarda relações com todo o cenário educacional e envolve diversos atores em sua produção social, como por exemplo, a escola e a família, fazendo assim com que todos os sujeitos do processo ensino aprendizagem envolvam-se direta ou indiretamente com a discórdia que ela causa na vida de todo e qualquer ser humano. Como trata-se de um problema complexo, o gestor escolar não pode ignorar os reflexos da indisciplina sobre o processo educativo. Ele precisa saber conduzir o processo de discussão em torno do referido assunto, desenvolvendo os esforços necessários para que a escola estabeleça as parcerias necessárias, visando minimizar tal problema.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Indisciplina. Escola e Família. Parceria.
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