A contribuição das histórias infantis para a aprendizagem da criança

Autores/as

  • Maria da Silva Farias FIP
  • Aluísio César Barbosa dos Santos UFCG

Resumen

 

Este artigo tem por objetivo compreender a importância de trabalhar a cultura local na Educação Infantil. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de Campo. Pois a temática busca resgatar e ou preservar a cultura local, ao proporcionar às crianças tais conhecimentos de forma lúdica. Nessa perspectiva, no decorrer da aplicação do projeto de pesquisa, o qual foi vivenciado por toda a escola, resgatou-se as principais figuras folclóricas deste município e evidenciou-se a cantoria como principal cultura da cidade. Porém a análise das discussões de dados encontra-se fundamentada nos estudos de autores que abordam a temática, com destaque Elisa, Maria (2012) e Freire (1989), entre outros que tratam da importância de trabalhar a cultura local desde a Educação Infantil.

Palavras-chave: cultura local, ludicidade, figuras folclóricas.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Silva Farias, FIP

 

Professora da rede pública, especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos

 

Aluísio César Barbosa dos Santos, UFCG

 

Docente, diplomado em Filosofia (UEPB); especialista em EJA com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano (UFCG); pós-graduando em Gênero e Diversidade na Escola (UFPB) e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFRN)

 

 

 

Publicado

2015-02-18

Cómo citar

Farias, M. da S., & dos Santos, A. C. B. (2015). A contribuição das histórias infantis para a aprendizagem da criança. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 5(1), 28–36. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2645