Como lidar em sala de aula com situações-limite

Autores/as

  • Sueli Maria de Oliveira Santos Medeiros FIP
  • Gracilene Felix de Araújo Lima FIP

Resumen

Este artigo objetiva mostrar a importância de conhecer e compreender que as crianças possuem características específicas de aprendizagem, que envolver os professores, funcionários da escola, colegas de classe, a família e outros profissionais especialistas são ações importantes que ajudam o professor a lidar com situações-limite que surgem na sala de aula, quebrando preconceitos e vencendo os desafios, garantindo que além de frequentar as aulas, os alunos tenham uma aprendizagem significativa e de qualidade. Aborda ainda a falta de formação dos professores, a importância do Projeto Pedagógico, elaborado coletivamente entre as instituições educativas, a participação da família, a estrutura física das escolas e o apoio de profissionais especializados. Focaliza que a escola tem um papel importante na formação do aluno sobre o espaço que ocupa na sociedade independente da classe social. Enfatiza questões a respeito das mudanças necessárias à formação dos professores que atendam a questões teóricas e metodológicas. Mostra ao leitor que a inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.

 

Palavras-chave: Situações-limite. Aprendizagem. Desafio.

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Biografía del autor/a

Sueli Maria de Oliveira Santos Medeiros, FIP

Professora da Rede Pública, licenciada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil (FIP),

mestranda em Educação Subjetividade e Interdisciplinaridade (SAPIENS)

Gracilene Felix de Araújo Lima, FIP

Professora da Rede Pública, licenciada em Pedagogia, Especialista em Psicopedagogia (FIP),

mestranda em Educação Subjetividade e Interdisciplinaridade (SAPIENS

Cómo citar

Medeiros, S. M. de O. S., & Lima, G. F. de A. (2014). Como lidar em sala de aula com situações-limite. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(1). Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2767