Ações educativas com ênfase à prevenção de parasitoses intestinais em uma localidade rural no município de Uberlândia, MG

Autores/as

  • Patrícia Ferreira Fernandes da Cruz
  • Deisy Vivian de Rezende
  • Mario Paulo Amante Penatti
  • Ednaldo Carvalho Guimarães
  • Reginaldo dos Santos Pedroso
  • Samuel do Carmo Lima

Resumen

As parasitoses intestinais são doenças que refletem as condições sanitárias de uma população, e ainda hoje preocupam pela negligência com que tem sido tratadas e por afetarem, de forma heterogênea, diversas regiões do país. Objetivou-se realizar um trabalho educativo voltado para a prevenção de parasitoses intestinais e verificar a ocorrência destas infecções em estudantes de uma localidade  rural do município de Uberlândia-MG. Foram realizados exames parasitológicos de 29 estudantes do ensino fundamental. As ações educativas em saúde incluíram a aplicação de jogo didático, palestras, e mostra sobre estruturas dos parasitos, sendo avaliadas mediante a aplicação de questionários. Verificou-se uma ocorrência de 21% de escolares parasitados, e 3% de poliparasitados. Blastocystis sp foi o parasito mais frequente (57,15% dos casos), seguida de Entamoeba coli e Giardia lamblia com uma frequência de 14,28% cada um. A alta ocorrência de protozoários comensais entre os escolares serve de indicador de que as más condições de higiene e a falta de saneamento básico na região são importantes para a circulação de estruturas enteroparasitárias infectantes. O questionário avaliativo detectou uma melhora expressiva quanto a compreensão do assunto, antes e após os trabalhos educativos e informativos, repercutindo de forma significativa na aprendizagem dos estudantes sobre o tema.

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Publicado

2014-12-05

Cómo citar

Cruz, P. F. F. da, Rezende, D. V. de, Penatti, M. P. A., Guimarães, E. C., Pedroso, R. dos S., & Lima, S. do C. (2014). Ações educativas com ênfase à prevenção de parasitoses intestinais em uma localidade rural no município de Uberlândia, MG. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 4(2), 8–15. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2932