Avaliando a relação professor-aluno na aprendizagem de uma escola pública do
Resumen
Trata-se de uma pesquisa de campo, com caráter descritivo com abordagem quantiqualitativa, que teve por objetivo avaliar, sob o prisma da Psicanálise, como é desenvolvida a relação professor-aluno numa escola pública do município de Aguiar, Estado da Paraíba. Pode-se verificar que todos os docentes entrevistados possuem um significativo conhecimento sobre o que é Psicanálise, bem como quanto à sua importância para o processo educativo. As análises dos discursos dos sujeitos entrevistados permitiram concluir que tanto os professores quanto os alunos reconhece a importância da parceria família-escola para o bom desempenho do processo educativo, bem como quanto à importância da afetividade na relação professor-aluno. Conclui-se que na concepção dos professores entrevistados o desenvolvimento da afetividade é fator por demais importante para a construção da relação professor-aluno e que esta é primordial para que a aprendizagem ocorra. Entre os alunos, existe o entendimento de que quando o professor é bom, facilita a convivência em sala de aula e que esta condição, também é um dos fatores que faz da escola algo interessante.
Palavra-chave: Relação Professor-Aluno. Transferência. Aprendizagem. Contributos da Psicanálise.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess