Modelos educacionais aplicados às atividades de educação em saúde na atenção primária

Autores/as

  • Edilson Misael Guimarães
  • Jucileny Aparecida Duarte Zanon Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira
  • Márcia Rosário Souza Guerra
  • Vitor Aguiar Colaço

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.3784

Palabras clave:

Educação em Saúde. Modelo Tradicional de Educação. Modelo Dialógico de Educação

Resumen

O estudo teve como objetivo conhecer os modelos educacionais aplicados às atividades de educação em saúde na Atenção Primária. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória. O modelo tradicional de educação em saúde é orientado por métodos de ensino, onde quem aprende é apenas um mero expectador daquele que ensina, este, por sua vez, deposita os conhecimentos científicos sobre os educandos que precisam memorizar tais conhecimentos. Nesse modelo, não são levados em consideração os conhecimentos do educando e tampouco suas condições de vida. Já o modelo dialógico de educação em saúde é uma prática pedagógica crescente, que estimula o aprendizado por meio da relação entre o educador e o educando. O indivíduo é estimulado a desenvolver o seu senso crítico e sua capacidade de dialogar.

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Publicado

2016-06-28

Cómo citar

Guimarães, E. M., Zanon, J. A. D., Guerra, M. R. S., & Colaço, V. A. (2016). Modelos educacionais aplicados às atividades de educação em saúde na atenção primária. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 6(2), 13–20. https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.3784

Número

Sección

REVISIÓN BIBLIOGRÁFICA