Desafios no processo de ensino e aprendizagem: Estudo sob a ótica docente de curso de graduação
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v6i2.4150Palabras clave:
Instituições. Avaliação educacional. Docentes de enfermagemResumen
Objetivou-se identificar fatores que interferem no processo de ensinagem do docente em um curso de graduação de uma instituição privada. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, que foi realizado numa Instituição de Ensino Superior, localizada na cidade de Caruaru-PE. O estudo pontuou fatores positivos que interferem na ensinagem como o aprimoramento e experiência profissional, bem como, percebeu-se a eficácia do processo de ensinagem através da participação discente e da articulação teoria-prática. Com relação às dificuldades, a falta de interesse dos discentes, a alta carga horária, a escassez de tempo para o aprimoramento profissional e as exigências do mercado de trabalho, foram elencadas pelos docentes como principais desafios. Para ocorrer mudanças necessárias na ensinagem contemporânea, faz-se necessário um maior esclarecimento das demandas docentes, seus desafios e dificuldades, bem como, um aperfeiçoamento contínuo deste profissional e uma reorganização nas estratégias de ensino.
Challenges in the process of teaching and learning: Study in the faculty of perspective of a graduate course
Abstract: This study aimed to identify factors that interfere with the educational teaching process in an undergraduate degree from a private institution. It is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, which was carried out in a higher education institution, located in Caruaru-PE. The study pointed out positive factors that interfere with teaching and learning as the improvement and professional experience as well, it was noticed the effectiveness of the teaching process through student participation and theory-practice articulation. Regarding the difficulties, the lack of interest of students, the high workload, shortage of time for professional development and the demands of the labor market, were listed by teachers as major challenges. Changes needed to occur in contemporary teaching and learning, it is necessary to further clarification of the demands teachers, their challenges and difficulties as well as a continuous improvement of this professional and a reorganization in teaching strategies.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess