O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6160

Palabras clave:

Arte, Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde.

Resumen

O recorte e colagem é uma forma de criação artística com potencialidades em dinâmicas de grupo voltadas para educação em saúde. Objetivos: Relatar a experiência de estudantes da área da saúde em um processo seletivo para admissão em uma liga acadêmica. Analisar as potencialidades do recorte e colagem para abordagem da diversidade humana no cuidado em saúde, por meio do processo de criação artística. Método: A experiência foi realizada em uma sala de aula da própria Universidade. Foram utilizados revistas em desuso, tesoura, cola branca, cartazes, canetinhas e pincéis. Os envolvidos na dinâmica trabalharam em grupo com o objetivo de expressar o que eles entendiam por Saúde da Família e Comunidade. Ao final, realizaram uma exposição dialogada do material confeccionado pelo grupo, elucidando as significações atribuídas aos elementos colados no cartaz. Resultados: A dinâmica de recorte e colagem potencializou a interação do grupo ao trabalhar em conjunto para apresentação de um material final. Todos os materiais construídos reforçaram o papel inclusivo da Estratégia de Saúde da Família, enfatizando o suporte que essa estratégia deve dar às populações negligenciadas e em situação de vulnerabilidade social. A experiência permitiu aos participantes a exposição de suas visões de mundo acerca do cuidado e de saúde respeitando, para tanto, as competências culturais e individuais dos estudantes nesse processo. Conclusão: A estratégia de recorte e colagem respeitou a tríade criação, inclusão e diversidade e mostrou-se como importante ferramenta em processos seletivos e estratégia pedagógica a ser utilizada em diversos cenários educativos.

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Biografía del autor/a

Lineker Fernandes Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de medicina.

Nicole Geovana Dias, Universidade Federal de Uberlândia.

Médica de Saúde da Família e Comunidade, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Uberlândia.

Lorrany de Cássia Torres Silva, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Carolina Camargo de Mello Rosa, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Mariana Côrtes de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Vinicius Moro Gorla, Universidade Federal de Uberlândia.

Estudante de medicina.

Citas

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Dias, L. F., Dias, N. G., Silva, L. de C. T., Rosa, C. C. de M., de Freitas, M. C., & Gorla, V. M. (2019). O diálogo arte e saúde: A visão de estudantes universitários a partir do recorte e colagem. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 9(2), 27–33. https://doi.org/10.18378/rebes.v9i2.6160

Número

Sección

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