O Estudante-monitor e suas percepções da Monitoria de Ensino na disciplina Parasitologia

Autores/as

  • Rogenaldo de Brito Chagas UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ana Carolina Soares Dias Chagas SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6247

Palabras clave:

Monitoria, Experiência, Docência, Saúde

Resumen

A Reforma Universitária Brasileira instituiu os Programas de Monitoria e a função de monitor através da Lei nº 5.540/68. Desde então a função de monitor sofreu diversas alterações por meio dos Decretos nº 64.086/69; 66.315/70; 68.771/71; 85.862/81 e Lei 9.394/96. Discutir a monitoria de ensino nos cursos de saúde, é salutar pois, ela auxilia na formação dos profissionais desta área. Este trabalho refletiu a monitoria de ensino a partir das concepções dos estudantes que desempenham esse trabalho nas disciplinas Parasitologia Humana e Clínica, ofertados aos alunos dos cursos de farmácia, nutrição e enfermagem do Departamento de Ciências da Vida-UNEB. Participaram da pesquisa seis monitores que atuaram na monitoria entre 2015.2-2018.1. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do Termo Livre Esclarecido e um questionário online, que foi respondido pelo monitor. Procedeu-se a análise estatística descritiva, a análise do conteúdo e uma análise heurística com elaboração de nuvens de palavras. Os estudantes-monitores significaram a monitoria de ensino, o papel do professor e do monitor de maneira muito próxima ao paradigma atual, embora, haja elementos ausentes e estabeleça entre eles uma relação hierarquizada. Definiram a monitoria de ensino como uma modalidade em que o monitor contribui com o ensino-aprendizagem, auxiliando o professor, ajudando os colegas; sentiram-se realizados com o seu trabalho, esperavam serem mais solicitados pelos alunos da turma, porém desenvolveram aspectos correlacionados à autonomia, autoavaliação, experimentaram a prática docente, aprofundaram os conteúdos e vivenciaram novas relações com o professor e como os alunos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rogenaldo de Brito Chagas, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, AREA DE BIOLOGIA E SAUDE

LATTES http://lattes.cnpq.br/1434411608116848

Ana Carolina Soares Dias Chagas, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR - COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DOCENCIA

Citas

BARDIN, Laurence. Análise do Conteúdo, Lisboa. Edições 70, 1977. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4295794/mod_resource/content/1/BARDlN%2C%20L.%20%281977%29.%20An%C3%A1lise%20de%20conte%C3%BAdo.%20Lisboa_%20edi%C3%A7%C3%B5es%2C%2070%2C%20225.pdf

BARBOSA, E.F. & MOURA, D.G. Metodologia Ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 11 set. 2018.

BAUER, M.W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.189-217.

BATISTA, J. B., & FRISON, L. M. B. F. Monitoria e aprendizagem colaborativa e autorregulada. In D. Voos, & J. B. Batista (Orgs.), Sphaera: sobre o ensino de matemática e de ciências (pp. 232-247). Porto Alegre: Premier, 2009.

CAMPOS, C. J.G. MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde Rev Bras Enfermagem, Brasília (DF) set/out;57(5):611-4, 2004. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000500019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-71672004000500019&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20.set. 2018.

CARVALHO, I. S. Monitoria em semiologia e semiotécnica para a enfermagem: um relato de experiência, Revista de Enfermagem da UFSM, Santa Maria, 2(2):464-471, mai./ago. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/217976923212. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/3212. Acesso em: 11 set. 2018.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 567-589, set./dez. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n241/07.pdf. Acesso em: 26. nov. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FRISON, L. M. B.; MORAES, M. A. C. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, Goiás, v. 8, n. 2, p. 126-146, ago./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.14064. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/14064. Acesso em: 15 out. 2018.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Revista Pró-Posições, Pelotas, v. 27, n. 1 (79) p. 133-153, jan./abr. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0103-7307201607908. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072016000100133&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 06 dez. 2018

IGLESIAS, A. G., BOLLELA, V. R. Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da Saúde. Revista da TMRP/USP, Medicina, Ribeirão Preto, 48(3):265-72, 2015. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p265-272. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/104318. Acesso em: 06 dez. 2018

LINS, L. F.; FERREIRA, L. M. C.; FERRAZ, L. V.; GUERRA DE CARVALHO, S. S. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. IX JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - JEPEX. Recife, 2009, Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0147-1.pdf. Acesso em: 15. out. 2018.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba, Revista Científica da Escola da Saúde - Universidade Potiguar-UNP, Mossoró, Ano 3, n° 2, p.77-83, abr./set. 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 26. nov. 2018.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas, In: SOUZA, Carlos Alberto d; MORALES, Ofelia Elisa Torres (Org.) Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Coleção Mídias Contemporâneas. Vol. II, PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://uepgfocafoto.wordpress.com/. Acesso em: 26. nov. 2018.

NATÁRIO E. G, SANTOS A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Revista Estud Psicologia, 27(3):355-64, jul–set./2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n3/07.pdf. Acesso em: 06 dez. 2018

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58.

OLABUENAGA, J.I. R.; ISPIZUA, M.A. La descodificacion de la vida cotidiana: metodos de investigacion cualitativa. Bilbao, Universidad de deusto, 1989. Apud MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=225435. Acesso em: 11 set. 2018.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, 5ª Ed. V. Mensal, p. 65, 2006

SILVA, R. N & BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Revista Scientia Plena, v. 8, n. 7, p.1-6, 2012. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/download/822/553. Acesso em: 26. nov. 2018. Acesso em: 06 dez. 2018

SILVA, A.H., FOSSÁ, M.I. T., Análise de conteúdo: Exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Revista Eletrônica Qualita@s v.17. Nº 1, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v16i1.2113. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/2113. Acesso em: 11 set. 2018.

Publicado

2018-10-01

Cómo citar

Chagas, R. de B., & Chagas, A. C. S. D. (2018). O Estudante-monitor e suas percepções da Monitoria de Ensino na disciplina Parasitologia. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 8(4), 30–40. https://doi.org/10.18378/rebes.v8i4.6247

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a