Atuação discente na produção de folders e panfletos sobre arboviroses como materiais educativos
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i3.6468Palabras clave:
Dengue, zika, chikungunya, folhetos, educação em saúde.Resumen
Este trabalho objetivou relatar a experiência da construção de folders e panfletos sobre arboviroses como instrumentos educativos por alunos e monitores da disciplina de Mecanismos de Agressão e Defesa (MAD) em um curso de Medicina. Durante o terceiro semestre, os 40 alunos da disciplina foram divididos em equipes de oito e orientados, através de monitoria, sobre elaboração de material educativo, sendo-lhes apresentado, como modelo, um panfleto elaborado pelos próprios monitores. Para o embasamento teórico, os alunos foram instruídos a pesquisar artigos científicos publicados em inglês e português entre 2011 e 2016 nas bases de dados Scielo®, Google Acadêmico® e UpToDate® com uso das palavras-chave “Dengue”, “Zika”, “Chikungunya” e “Arboviroses”. Ao término do semestre, os alunos elaboraram quatro folders e um panfleto, os quais apresentaram generalidades sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya, as diferenças de sinais e sintomas entre essas doenças, além de noções de tratamento e dicas de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A construção de instrumentos de divulgação no campo da saúde é fundamental para esclarecer a sociedade acerca de temas tão relevantes à saúde pública, como as arboviroses. Os materiais produzidos pelos alunos obtiveram êxito em abordar esse assunto, uma vez que apresentaram informações relevantes sobre as doenças e também ilustrações, as quais contribuem para comunicação eficaz com a população em geral, desde o grupo infanto-juvenil ao idoso. Assim, este relato sobre a atuação da monitoria e a produção pelos alunos da disciplina pode incentivar o desenvolvimento de experiências semelhantes no contexto da universidade.Descargas
Citas
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