Processo avaliativo de um currículo de pós-graduação em saúde coletiva: Uma experiência discente
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7181Palabras clave:
Programas de pós-graduação em saúde. Estudantes de pós-graduação. Avaliação de cursos. Saúde coletiva. Currículo.Resumen
O presente artigo busca descrever as características da construção de um programa de pós-graduação em Saúde Coletiva em sua área correlata – epidemiologia, e o processo de avaliação de seu currículo entre docentes e discentes, 40 anos após sua implementação. Para a avaliação do currículo foi elaborado pelos discentes um instrumento que serviu de base para o levantamento de críticas, sugestões e elogios. A maior parte dos estudantes pertencentes ao departamento de epidemiologia respondeu o instrumento e apontou lacunas, principalmente nos métodos de avaliação, metodologia de ensino, preparação para estágio docente, avaliação das disciplinas. Assim como ausência de uma disciplina introdutória sobre o campo da Saúde Coletiva, diálogo professor-estudante e a falta de um ambiente acolhedor e de escuta no contexto acadêmico. Destaca-se que a existência do espaço de representação discente foi fundamental para que o processo de avaliação acontecesse, fortalecendo uma importante questão acerca da reformulação curricular: a construção coletiva. Além disso, a participação de estudantes na apresentação dos resultados e discussão junto ao corpo docente encoraja e pluraliza a reformulação curricular. Bem como adequa às novas necessidades e anseios dos estudantes, trazendo-os como atores essenciais na construção político-pedagógica do programa.
Descargas
Citas
AZEVEDO, G.; LIMA, R. C. O IMS e os desafios de hoje. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de janeiro, v. 26, n. 2, p. 389-392, 2016.
BEZERRA JÚNIOR, B.; SAYD, J. Um mestrado certo para um momento preciso: as dissertações de mestrado em medicina social 1978-1990 - uma crônica. Série Estudos em Saúde Coletiva. n.47. Rio de Janeiro: Uerj/IMS, 1993.
BRASIL. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 86p.
FARO, A. Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psic. Brasília, v. 29, n. 1, p. 51-60, Mar. 2013.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5 ed. Curitiba: Editora Positivo, 2010.
FÓRUM DE REFLEXÃO UNIVERSITÁRIA – UNICAMP. FORUM DE REFLEXAO UNIVERSITARIA ¾ UNICAMP. Desafios da pesquisa no Brasil: uma contribuição ao debate. São Paulo Perspec. São Paulo, vol.16, n.4. pp.15-23, 2002.
https://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392002000400004.
GENGNAGEL, C. L.; PASINATO, D. Professor pesquisador: perspectivas e desafios. v. 3, p. 53-61, 2012. Revista Educação por Escrito. Porto Alegre, v 3 p. 53-6, 2012.
GONÇALVES, L. A. P. Sobre a história viva do Instituto de Medicina Social. 2018. Instituto de Medicina Social, 264fl. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva - Política, Planejamento e Administração em Saúde). Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2018.
JESUS, Marta. L. T. B. A formação do professor pesquisador no Brasil. In: III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLITICA Y ADMINISTRACIÓN DE LA EDUCACIÓN. 2012, Zaragoza, Espanha: Anpae, 2012. Anais do Congresso. Disponível em http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/publicacao.html.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v. 22, n. 140, p. 55-55, Nova York, 1932.
LOUZADA, R. C. R.; SILVA FILHO, J. F. Formação do pesquisador e sofrimento mental: um estudo de caso. Psicol. estud. Maringá, v. 10, n. 3, p. 451-461, Dec. 2005.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12 e.d. São Paulo: Cortez, 2005.
MALAGRIS, E. N. L.; SUASSUNA, A. T. R.; BEZERRA, D. V.; HIRATA, H. P.; MONTEIRO, J. L. F; DA SILVA, L. R; LOPES, M. C. M.;
SANTOS, T. S. Níveis de estresse e características sociobiográficas de alunos de pós-graduação. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 184-203, ago. 2009.
MARON, Neura. M. W. Professor pesquisador: o perfil desejado do egresso dos Cursos de Especialização do PROEJA. In: X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL ANPED SUL, Florianópolis, 2014.
MINAYO, M. C. S. Pós-Graduação em Saúde Coletiva: Um Projeto em Construção. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 2, n. 1-2, p. 53-71, 1997.
MINAYO, M. C. S. Interdisciplinaridade: uma questão que atravessa o saber, o poder e o mundo vivido. Medicina. Ribeirão Preto, v. 24, n.2, p. 70-7, abr.-jun. 1991.
MOGILKA, M. Educar para a democracia. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 119, p. 129-146, 2003.
NOGUEIRA-MARTINS, L. A.; FAGNANI NETO, R.; MACEDO, P. C. M.; CÍTERO, V. A.; MARI, J. J. The mental health of graduate students at the Federal University of São Paulo: a preliminary report. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Ribeirão Preto, v. 37, p. 1519-1524, 2004.
NUNES, E. D.; COSTA, P. S. Os Cursos de Saúde Coletiva no Brasil -Mestrado e Doutorado: Um Estudo sobre as Disciplinas Básicas. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 2, p. 72-90, 1997.
O ensino da epidemiologia. Revista Brasileira de Epidemiologia. São Paulo, v. 8, p. 11-17, 2005.
PAULINO, L. F.; SANTOS, M. O.; SANTOS, R. S. Docente e Pesquisador: A Realidade do Profissional de Educação no Brasil. Revista Unifan, v. 1: 1-5 p. 2016.
SOUZA, N. A. A relação teórico-prática na formação do educador. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v. 22, p. 5-12, 2001.
SOUZA, R. S.; TRIGUEIRO, R.P.C.; ALMEIDA, T.N.V.; OLIVEIRA, J. A. A pós-graduação e a Síndrome de Burnout: estudo com alunos de mestrado em administração. Revista Pensamento Contemporânea em Administração, Rio de Janeiro, v. 4, n. 3, p. 12-21, 2010.
VIANNA M. H. Avaliação de cursos pelos alunos: considerações. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, n. 29, p. 137-148, 2004.
VIGNOCHI, C. M.; BENETTI, C. S.; MACHADO, C. L. B.; MANFROI, W. C. Considerações sobre aprendizagem baseada em problemas na educação em saúde. Revista HCPA. Porto Alegre, v. 29, n.1, p. 45-50, 2009.
VILELA, E. M.; MENDES, I. J. M. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeirão Preto, v. 11, n. 4 p. 525-531, 2003.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. Deliberação nº 033/211, de 30 agosto de 2011. Autoriza a reformulação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, cursos de mestrado acadêmico e doutorado e mestrado profissional e a criação da nova área de concentração: Epidemiologia e Vigilância em Saúde no mestrado profissional. Rio de Janeiro, 2011. Revoga a Deliberação 028/2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess