Estudo Comparativo de Escolas Públicas Municipais e Estaduais Quanto à Promoção de Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7709

Palabras clave:

1.Saúde na Escola. 2.Educação e Saúde. 3.Promoção a Saúde. 4.Desempenho Escolar

Resumen

Este trabalho de pesquisa apresenta um comparativo de desempenho dos escolares entre duas escolas estaduais e duas escolas municipais no entorno do campus I – Universida Santo Amaro sob jurisdição da Diretoria de Ensino Capela do Socorro, abordando a hipótese de que os alunos atendidos pelo Programa Saúde na Escola, voltado a promoção e educação em saúde, como é esperado o correr nas escolas municipais, tendem a ter um desempenho melhor no processo de formação destes alunos em relação aos não atendidos por este Programa – neste caso, como exemplo, temos as escolas da rede estadual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denis Alves Tannuri, Universidade Santo Amaro

Mestre em Ciências da Saúde

Citas

CANDEIAS, Nelly Martins F. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Saúde Pública, v. 31, n.2, p.209-13, 1997.

BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Acesso em: 05 de março de 2017.

LABONTE, R. Estrategias para la promoción de la salud en la comunidad. In: ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Promoción de la salud: uma antología. Washington: OPAS, 1996, p.153-65.

PEREIRA, I. M. T. B., PENTEADO, R. Z., MARCELO, V. C. Promoção de saúde e educação em saúde: uma parceria saudável. O mundo da saúde, ano 24, v.24, n.1, p.39-44, 2000.

LABONTE, R. Estrategias para la promoción de la salud en la comunidad. In: Organización Panamericana de la Salud. Promoción de la Salud: uma Antología. Washington: OPAS, 1996, p.153-65. (Publicación científica, 557)

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Promoção de saúde e qualidade de vida. Tema: Cidades Saudáveis.Radis, n.19, p.12-3, 2000

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2006, 120p.

PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Editora Xamã, 2000. 126p.

TRINDADE. J.C. Teste de Triagem Visual para a avaliação das acuidades visual e auditivas em escolares. Pediatr. Mod. 25: 338-8, 1991.

MORAIS, Marta Bouissou. ANDRADE, Maria Hilda de Paiva. Ciências – ensinar e aprender: anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.128p.

DIAS, Adelaide Alves. SOUSA JUNIOR, Luiz de. (Org.) Políticas públicas e práticas educativas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 158p.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André. PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. 368p.

AYRES, J.R.C.M., O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde, Saúde e Sociedade. v.13, n.3, p.16-29.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. SIAB: manual do sistema de Informação de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. 1R., 4.ª reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 2001.146p.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução – Volume 1. Brasília: MEC/SEF, 2001.126p.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. Volume 10. Brasília: MEC/SEF, 1997.164p.

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: Czeresnia, Dina; Freitas, Carlos Machado de. Promoção da saúde: debates, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz. p.43-58. 2009.

FREIRE, João Batista- Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 2009. (Coleção pensamento e ação na sala de aula) 200p.

FREIRE, João Batista. SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Editora Scipione, 2009.192p.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2008, 80p.

ARMOND, Jane de Eston. Saúde Ocular: Conhecimento, Crença e Opiniões de professores de 1ª série do 1º Grau, do sistema público de ensino da região sul do município de São Paulo. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Saúde Pública) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo. 1998.

CANÇADO, Marília Batista. Escola hoje. Brasília: MEC/SEED, 1996.94p.

ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. JEZINE, Edineide. (Orgs.) Educação e movimentos sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 234p.

ANTUNES, Celso. GARROUX, Dagmar. Pedagogia do cuidado: um modelo de educação social. São Paulo: Editora Vozes, 2008. 216p.

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus, 2003. 238p.

ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação da comunidade. São Paulo: Editora Cortez, 2006.112p

PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004. 232p.

RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola a escola necessária. São Paulo: Editora Cortez, 2003. 98p.

MOHR, Adriana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. Tese (Doutorado) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2002.

Norteador Programa Saúde na Escola no Município de São Paulo.2007. Brasil - Ministério da Saúde, Portaria Interministerial MS e ME, 3696 de 08 de Agosto de 2011. Brasil - Ministério da Saúde, Portaria Interministerial MS e ME, 1413 de 10 de julho de 2013. Brasília – DF. Manual Instrutivo Programa Saúde na Escola – 2013. 2007.

LIMA, Gerson Zanetta de. Saúde Escolar – perspectivas de desenvolvimento. Cadernos Cedes, n.15, p.55-61. 1985.

Collares, C.A.L.; Moysés, M.A.A. (1985). Educação ou saúde? Educação X Saúde? Educação e Saúde. Cadernos Cedes, 15, p.7-16.

Collares, C.A.L.; Moysés, M.A.A.; Lima, G.Z. (1985, Janeiro/Abril). Saúde escolar e merenda: desvios do pedagógico? Revista Educação e Sociedade, 20, p. 10-20.

NUNES, E. D. Saúde coletiva: história de uma ideia e de um conceito. Conferência apresentada na reunião sobre Residência em Medicina Preventiva e Social. São Paulo: Abrasco, 1995.

WHO. World Health Organization. Milestones in Health Promotion: statements from Global Conferences. Disponível em: http://www. who.int/healthpromotion/Milestones_Health_ Promotion_05022010.pdf. Acesso em: 21 set. 2017.

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Caderno CEDES, Campinas, 1999.

MATTOS, Mauro G. & NEIRA, Marcos G. Educação Física na Adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2011, 144p.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. Rio de Janeiro: vozes/José Olympio, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987. 184p

BRASIL. Projeto de Lei – Aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011- 2020, e dá outras providências. 2011. Acesso em: 18 de março de 2017.

AERTS, Denise. GUIMARÃES, Gehysa Alves. Promoção de saúde: a convergência entre as propostas da vigilância da saúde e da escola cidadã. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(4):1020-1028, jul-ago, 2004

CARVALHO, A. M. P. de. Baixo Rendimento escolar: uma visão do professor. In: FUNAYAMA, C. A. (Org.) Problemas de aprendizagem: enfoque multidisciplinar. Campinas: Alínea, 2000.

MANTOVANINI, Maria Cristina. Professores e alunos problema: um círculo vicioso. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

PATTO, Maria Helena de Souza – A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A Queiroz, 1990

FERREIRA, Lúcia Gracia. Duas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 25, n. 77, p. 139-145, 2008 .

Publicado

2020-11-14

Cómo citar

Tannuri, D. A. (2020). Estudo Comparativo de Escolas Públicas Municipais e Estaduais Quanto à Promoção de Saúde. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 10(4), 7–14. https://doi.org/10.18378/rebes.v10i4.7709

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.