Monitoria acadêmica na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa em um curso médico
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v10i2.7750Palabras clave:
Educação médica, Educação superior, Recursos audiovisuais, Materiais de ensino,Resumen
As metodologias ativas vêm sendo utilizadas no ensino superior como estratégias de transformação do processo de ensino-aprendizagem colocando o aluno com protagonista deste processo, bem como auxiliando a formação de atitudes mais críticas e reflexivas nas universidades. A monitoria acadêmica se constitui como um importante instrumento dentro do processo de ensino-aprendizagem, promovendo e ampliando a rede de construção do conhecimento, tendo o monitor como facilitador deste processo. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências e atuação do monitor acadêmico na disciplina de Métodos de Estudo e Pesquisa, ofertada no segundo semestre de um curso médico. A monitoria acadêmica funcionou como complemento à teoria ministrada em sala de aula e se mostrou bastante eficaz na medida em que foram utilizadas metodologias ativas que auxiliaram os alunos monitorados, depreendendo-se que elas permitem um melhor processo de significação e de aprendizagem para os discentes. Também o monitor se beneficiou de sua própria atuação, uma vez que precisou ter domínio do conteúdo para preparar os materiais para os colegas. Concluímos que a monitoria acadêmica é fundamental à formação e desenvolvimento dos acadêmicos de medicina, não apenas dos monitorados, mas também do próprio monitor.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RECURSOS HUMANOS. A era do trabalho 3.0. 2016. Disponível em: <http://www.abrhpb.com.br/artigos/a+era+do+trabalho+30-66 >. Acessado em: 26 fev. 2020.
CUNHA, L. de S.; COSTA, F. N. da. A Importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Encontro de Extensão, Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 4, n. 1, 2019.
CONCEIÇÃO, E. J. da et al. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: Relato de Experiência. Campina Grande: II CONBRACIS, 2017.
CUNHA, F. R. J. da. Atividades de monitorias: uma possibilidade para o desenvolvimento da sala de aula. São Paulo: Educ. Pesqui., v. 43, p. 681-694, jul./set., 2017.
LIMA, A. D. et al. Avaliação, ensinagem e metodologias ativas: uma experiência vivenciada no componente curricular Mecanismos de Agressão e de Defesa, no curso de Medicina da Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Rev. Bras. Educ. Med., Brasília , v. 43, n. 2, p. 216-224, June 2019 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000200216&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 26 fev. 2020. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v43n2rb20180037
FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Rio Grande do Sul: Pro-Posições, v.27, N.1 (79), p. 133-153, jan./abr., 2016.
LIMA, V. V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface: comunicação, saúde, educação, 2017, v. 21, n. 61, 421-434.
LINS, L. F et al. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor. Jornada de ensino, pesquisa e extensão, IX. 2009. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0147-1.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2018.
RAMOS, E. da S.; SANTOS, F. A. C. dos; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess