Desenvolvimento de Protótipo de Sistema Especialista para o Auxílio no Diagnóstico de Esquizofrenia
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v9i4.7841Palabras clave:
Sistemas de Informação, Sistema especialista, Android, Esquizofrenia.Resumen
A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde - 10º Edição descreve diretrizes indispensáveis para que seja possível diagnosticar patologias, estudo encorajado pela complexidade no diagnóstico, parte do atendimento médico. Parte da CID-10, o estudo das faculdades mentais, se desprendeu como ramo da ciência médica consideravelmente a pouco tempo, desta forma, o presente trabalho propõe a melhoria de métodos para diagnóstico de psicopatologias, mais especificamente esquizofrenias, com base nas diretrizes da CID-10, promovendo um protótipo de aplicativo para dispositivo móvel capaz de auxiliar psiquiatras no diagnóstico esquizofrênico. Tal protótipo de aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Android, disponível para uma variedade de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Descargas
Citas
BATISTA, M. D. G. Breve história da loucura, movimentos de contestação e reforma psiquiátrica na Itália, na França e no brasil. Revista de Ciências Sociais: Política & Trabalho, Universidade Federal de Pernambuco, 2014.
BAUCHSPIESS, A. Introdução aos Sistemas Inteligentes: Aplicações em engenharia de redes neurais artificiais, lógica fuzzy e sistemas neuro-fuzzy. [S.l.]: Engenharia Elétrica - Universidade de Brasília, 2008.
CAETANO, D. Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Editora Artes Medicas Sul, 1993. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=akJjHQAACAAJ>.
FERRARI, G. L. INTELLEC: Shell para implementação de sistemas especialistas. Dissertação (Mestrado) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Florianópolis, 2005.
GUSMÃO, S. S. História da medicina: Evolução e importância. Sociedade Brasileira de História da Medicina, 2011.
KIPPER, L. M. et al. O uso do conhecimento como técnica evolutiva voltada à melhoria dos processos e de tomada de decisão. Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 66–77, 2013.
LIBARDI, P. L. O.; BARBOSA, V. Métodos Ágeis. 2010. (Universidade Estadual de Campinas), Limeira - SP, Brasil.
ROSARIO, C. R. do et al. Estudo comparativo entre sistema especialista (se) probabilístico e não probabilístico na gestão de conhecimento: estudo de caso em uma empresa metalúrgica do ramo das embalagens metálicas. Anais... XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2011.
SANTOS, R. L. G. dos. Usabilidade de interfaces para sistemas de recuperação de informação na web: Estudo de caso de bibliotecas on-line de universidades federais brasileiras. Tese (Doutorado) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
SILVA, R. T. F. Proposta de um processo de desenvolvimento ágil para sistemas especialistas. Dissertação (Monografia) — Faculdades Integradas de Patos, 2009.
WEISER, M. The computer of the 21st century. IEEE, v. 265, n. 3, p. 94–104, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cess