A dramatização como metodologia de ensino na disciplina de humanização na prática odontológica
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.8637Resumen
A dramatização é uma representação a partir de uma temática e, de forma complementar, o role playing é a situação em que o estudante assume o papel de um dos integrantes da situação clínica: profissional, paciente, familiar, acompanhante, para treinar suas habilidades. Este estudo tem o objetivo de relatar a experiência de professores e de estudantes do primeiro semestre do curso de Odontologia da Universidade Franciscana (Santa Maria-RS), no processo de construção e de desenvolvimento de uma prática de aprendizagem ativa: a dramatização por role player gravada em vídeo. O aprendizado permitiu a simulação da prática profissional concreta do dentista e com significados a todos. Foi destacado que a metodologia ativa de dramatização faz com que tanto professores quanto estudantes saiam do comodismo, e isto requer mobilizações e mudanças. Os achados indicam que a sequência didática desenvolvida na dramatização favoreceu os processos de ensino-aprendizagem, e a reflexão final de avaliação da metodologia validou todo o processo mostrando que a construção do saber foi somativa e transformadora.
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