Monitoria de ensino e relações interpessoais nas disciplinas parasitologia clínica e humana
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v12i1.8697Resumen
O processo de ensino-aprendizagem é potencializado pela autonomia e interação do estudante, uso de métodos e estratégias de ensino. Universidades são ambientes favoráveis às praticas inovadoras, a exemplo do Programa de Monitoria de Ensino, criado pela Lei nº 5.540/68 que para serem eficientes precisa conhecer como os estudantes enxergam a monitoria, professor e o monitor(a). A abordagem exploratória qualiquantitativa foi adotada para entender as concepções dos alunos sobre a monitoria de ensino, o papel do monitor, do professor e aprendizagem refletidas nas disciplinas de Parasitologia Humana e Clínica, ministrada aos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, ofertadas em 2015.2 – 2018.1. Os alunos participaram voluntariamente da pesquisa. Na coleta de dados utilizou-se a ferramenta Google Forms para a criação e envio do questionário online. Procedeu-se análise do conteúdo dos depoimentos, elaboração de nuvens de palavras e análise estatística descritiva. Os estudantes delinearam o conceito de monitoria, características e função no monitor. A relação aluno-monitor-professor foi proveitosa, o programa de monitoria de ensino foi bem avaliado e contribuiu com o aprendizado e formação dos estudantes. As motivações para buscar ajuda do monitor foram diversas, porém os estudantes-cursistas optatam pelo auxílio do professor para sanar duvidas, mas reconhecem que o(a) monitor(a) contribuiu com seu aprendizado. As relações entre estudantes e professor foi assertiva e com o monitor foi profícua. Ademais, diversos aspectos caracterizaram a atuação do monitor e do professor que foram associados a informações, mediação, colaboração, aprendizagem, docência, qualidade, ambiente confortável e compromisso.
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