Uso de tabaco entre estudantes adolescentes no município de Soure, Pará, norte do Brasil

Uso de tabaco entre adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9416

Resumen

O início do uso de tabaco na adolescência e a continuação na vida adulta aumenta consideravelmente o risco de morbidade e mortalidade por doenças crônicas e evitáveis. Este estudo identificou as prevalências de uso de tabaco na vida (experimentação) e uso frequente (últimos 30 dias), e os fatores associados ao uso dessa substância psicoativa entre estudantes adolescentes no município de Soure, Arquipélago do Marajó, norte do Brasil. Neste estudo transversal, as informações relacionadas ao uso de tabaco e as características demográficas e socioeconômicas de 736 estudantes adolescentes foram coletadas em três escolas públicas usando um questionário semiestruturado. Os testes de Qui-quadrado e Odds Ratio foram utilizados para identificar os fatores associados ao uso de tabaco. As prevalências de uso de tabaco na vida e uso frequente foram de 32,34% e 19,02%, respectivamente. O uso de substâncias psicoativas (lícitas ou ilícitas) pelos pais/responsáveis e amigos, e o uso de álcool foram fatores associados ao uso de tabaco na vida. Esses mesmos três fatores e idade superior a 16 anos foram associados ao uso frequente dessa substância. Esses achados podem ser utilizados no direcionamento de ações para promoção da saúde no município de Soure, especialmente para apresentar e discutir o uso de substâncias psicoativas, como tabaco, pela comunidade escolar. A negligência disso poderá impactar a saúde dos adolescentes, pois o uso contínuo do tabaco ocasiona diversos problemas de saúde, assim como a manutenção desse uso poderá influenciar as próximas gerações ao uso de tabaco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samara Borges de Souza, Universidade Federal do Pará, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia.

Maria Paula Antunes Vale da Silva, Universidade Federal do Pará, Brasil

Médica e Mestranda em Linguagens e Saberes na Amazônia.

Franciane Ferreira Costa, Universidade Federal do Pará, Brasil

Licenciada em Ciências Naturais e Especialista em Ensino de Ciências.

Jocilena Pamela Quadros de Queiroz, Universidade Federal do Pará, Brasil

Pedagoga e Licenciada em Ciências Naturais.

Gláucia Caroline Silva-Oliveira, Universidade Federal do Pará, Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas, Especializações em Docência no Ensino Superior e Interpretação e tradução da Libras, Mestrado em Biologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos, e Doutorado em Recursos Biológicos da Zona Costeira Amazônica. Fez estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Santa Catarina na área de Linguística Aplicada/Libras com foco na elaboração de glossário em Libras para a Ciências Biológicas. Desenvolve estudos nas áreas de ciências biológicas (Genética de Populações, Citogenética e Educação Ambiental); Saúde Coletiva (Epidemiologia com Grupos Populacionais Vulneráveis); Educação de Surdos e Glossário em Libras.

Aldemir Branco Oliveira-Filho, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Biomédico, Especialista em Docência, Mestre e Doutor em Genética e Biologia Molecular. Fez estágio pós-doutoral em Saúde Coletiva. Desenvolve de projetos de ensino, pesquisa e extensão abordando as temáticas: Genética de Microrganismos, Hepatites Virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Uso de Substâncias Psicoativas, Populações Vulneráveis e Educação em Saúde.

Publicado

2022-09-24

Cómo citar

Souza, S. B. de, Silva, M. P. A. V. da, Costa, F. F., Queiroz, J. P. Q. de, Silva-Oliveira, G. C., & Oliveira-Filho, A. B. (2022). Uso de tabaco entre estudantes adolescentes no município de Soure, Pará, norte do Brasil: Uso de tabaco entre adolescentes. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 12(3), 244–251. https://doi.org/10.18378/rebes.v12i3.9416

Número

Sección

ARTÍCULOS