História da matemática: um estudo de seus significados na educação matemática

Autores

  • Webes Junior Gomes de Oliveira UVA

Resumo

Na atualidade, a História da Matemática encontra-se ausente da sala aula, principalmente, no ensino médio. Tal conteúdo deixou de ser um recurso apresentado nos livros didáticos. No entanto, ele pode ser utilizado, visando inovar a prática pedagógica e proporcionar melhores rendimentos no processo educativo. A História da Matemática é importante na formação do aluno porque dá a ele a noção de que esta é constituída por erros e acertos. Quando a História da Matemática é utilizada em sala de aula, torna-se um recurso pedagógico fundamental, capaz de contribuir não só na Educação Matemática, mas de minimizar as dificuldades de aprendizagens tão comuns no ensino desta disciplina. A utilização desse recurso em sala de aula sugere uma contextualização histórica do conteúdo que se quer trabalhar. Assim, mais do que nunca, o professor deve buscar meios/condições de inserir esse recurso em suas aulas, possibilitando ao aluno uma visão de que a Matemática é uma disciplina em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Webes Junior Gomes de Oliveira, UVA

Professor, Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática.

Downloads

Publicado

2013-05-29

Como Citar

Oliveira, W. J. G. de. (2013). História da matemática: um estudo de seus significados na educação matemática. Revista Brasileira De Educação E Saúde, 1(1), 10–14. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/1963