Relação entre o consumo de alimento protéico artificial e o aumento da oviposição de abelhas rainhas (Apis mellifera)
Palavras-chave:
Abelhas africanizadas. Manutenção de colônias. Período seco. Alimentação artificialResumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência entre a quantidade consumida de alimentação proteica a base de soja no aumento da oviposição de abelhas rainhas africanizadas do gênero Apis, durante o período seco. Foram utilizadas 8 colônias, distribuídas em dois tratamentos: T1 – Sem alimentação proteica e T2 – Com alimentação proteica. A alimentação proteica era composta por mistura 1:1, de farelo de soja e açúcar. Os parâmetros avaliados foram: área de cria no ninho durante um período experimental de 44 dias. Houve aumento da área de cria em todas as colônias do T2, enquanto T1 apresentou decréscimo dessa mesma variável. A alimentação proteica se mostra essencial, mas não há como relacionar a quantidade consumida com um aumento proporcional das áreas de cria.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.