Apicultores da microrregião de Sousa, Paraíba
Palavras-chave:
Atividade apícola, Descrição, Entrevista com apicultores.Resumo
A apicultura é uma atividade que consiste na exploração comercial do produto das abelhas. Cada produtor direciona a sua atividade, seja para fins de consumo ou atender a demanda do mercado. Objetivou-se conhecer os apicultores por meio dos pontos positivos e negativos de se trabalhar com apicultura, na microrregião de Sousa, Paraíba. Nesse estudo, a metodologia utilizada foi um questionário semiestruturado contendo perguntas sobre os aspectos gerais da vida de um apicultor, como: a produção de mel, se os mesmos sofrem preconceitos por trabalhar na área da apicultura, dificuldades passadas, pontos positivos, se trabalha com apicultura por tradição familiar e se incentiva alguém da família a praticar e sindicatos ativos. Foram aplicados 21 questionários com apicultores das cidades de Aparecida, Sousa, São Francisco e São Domingos. Avaliando os dados obtidos através das respostas, observou-se que a produção do mel anual é em média de 250 kg a 380 kg e por semestres 100 kg a 200 kg nos municípios avaliados, sendo que na microrregião de Sousa existem cerca de 21 apicultores. Eles não sofrem preconceitos e suas maiores dificuldades é o longo período de estiagem e as irregularidades no período de inverno. Os apicultores orgulham- se da atividade e consideram prazerosa, pois aprenderam dos pais, avós e ensinam aos seus filhos, apesar de ser um meio de renda extra. Em alguns municípios possuem sindicatos dos apicultores, mas não são ativos. Diante dos dados obtidos na pesquisa, conclui-se que os apicultores da microrregião de Sousa têm a apicultura como uma atividade prazerosa, apesar das dificuldades de falta de políticas públicas e longos períodos de estiagem, obtém quantidade de mel significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.