Mudanças no conteúdo de pigmentos em mangas cv. Tommy Atkins com a utilização de biofilmes
Resumo
As transformações na coloração do fruto é um atributo de qualidade de grande importância e constitui um dos fatores determinantes para a comercialização de frutos. O uso de fécula de mandioca como matéria-prima adequada para a elaboração de biofilmes comestíveis proporciona bom aspecto e brilho intenso, formando películas resistentes e transparentes e a eficiência como barreiras à perda de água. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as mudanças no conteúdo de pigmentos durante a conservação pós-colheita de mangas Tommy Atkins produzidas sob dois sistemas de produção e revestidas com biofilmes comestíveis, sob temperaturas ambiente e refrigerada e em dois estádios de maturação. Os frutos foram selecionados de acordo com os estádios de maturação (I – frutos de vez, maturação fisiológica e II – frutos em maturação comercial), e visualmente mediante a cor da casca. Na instalação do experimento um grupo de 2 frutos, compondo um peso total de aproximadamente 600g foi acondicionado em bandejas de poliestireno com dimensões 250 x 150 x 25mm. Os frutos foram avaliados sob dois sistemas de produção: orgânico e convencional. Após a desinfecção dos frutos, estes foram cobertos em suspensão com biofilme de fécula de mandioca nas concentrações 0% (controle), 1% e 3%. As avaliações nas duas temperaturas foram realizadas a cada 5 dias para a temperatura de refrigeração (0, 5, 10, 15 e 20 dias pós-colheita) e a cada a cada 3 dias para a temperatura ambiente (0, 3, 6, 12 e 15 dias pós-colheita). Foram realizadas avaliações de pigmentos: clorofila e carotenóides totais da polpa, seguindo o período de avaliações. Observou-se que o teor de clorofila da polpa para frutos decresceu com os períodos de avaliação, para as duas temperaturas avaliadas. Frutos sob o sistema orgânico apresentaram-se firmes e brilhantes durante todos os períodos de armazenamento, independente dos tratamentos e das temperaturas utilizadas. A temperatura de refrigeração foi eficiente para aumentar a vida útil dos frutos durante o período de 20 dias pós-colheita.
Palavras-chaves: manga, adubação orgâniconutricional, fécula de mandioca.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.