INOVAÇÕES, LACUNAS E INCONGRUÊNCIAS DA LEI 13.871/2019 NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER NO BRASIL
Abstract
A presente pesquisa, cuja importância reside na relevância da discussão acerca do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, visa analisar a Lei 13.871/2019, o seu viés eminentemente punitivista e a imposição, ao agressor, da obrigação de ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS) os gastos com o tratamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar à luz da Constituição Federal de 1988, bem como estudar as circunstâncias pelas quais tal mazela continua crescendo. Para tal, foram utilizados os métodos explicativo e descritivo. No decorrer do trabalho, verificou-se que a criação de leis inócuas tem se mostrado ineficiente no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, problema que encontra sua raiz em um contexto cultural. Por derradeiro, restou constatada a necessidade de concretização de novas políticas públicas e educacionais, desde o ensino básico, a fim de possibilitar o rompimento com a hodierna cultura patriarcal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.