AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE SORVETE SABOR NATA A BASE DE INULINA E EDULCORANTES
Resumen
O sorvete é um alimento obtido a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, que através de um processo de batimento e congelamento, produz uma substância cremosa, suave e agradável ao paladar. O consumo de alimentos de baixa caloria tem aumentado muito nos últimos anos e a indústria de produtos lácteos, enfrenta o corrente desafio de atender a este público. No entanto, a única forma de avaliar a aceitação de um novo produto é por meio de testes sensoriais. Aliado a este contexto, o objetivo do presente estudo é elaborar um sorvete sabor nata utilizando inulina e edulcorantes como substitutos de gordura e açúcar respectivamente, e avaliar o seu perfil microbiológico e sensorial. Produziram-se duas formulações de sorvetes, onde as mesmas foram submetidas às análises de Salmonella sp/25g, Coliformes a 45oC e Staphylococcus coagulase positiva/g. Para a avaliação sensorial realizou-se os testes de aceitação e intenção de compra. As duas formulações de sorvetes encontram-se de acordo com a legislação vigente para os padrões microbiológicos e foram bem aceitas sensorialmente apesar da discrepância existente em suas composições.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.