Compostagem orgânica e a Feira da Agricultura Familiar de Serraria-Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.6913Palabras clave:
Agroecologia, Sustentabilidade, Conhecimentos locais, Meio ambiente.Resumen
Ações de potencialização das vocações locais são a base da valorização da agricultura familiar e devem valorizar o conhecimento local e a utilização de recursos existentes de acordo com as necessidades de cada agricultor (a). Atividades que possibilitem a melhoria de vida dos agricultores e do meio ambiente são de extrema valia para construção de ambientes mais saudáveis. Uma das estratégias de produção agroecológica é a compostagem orgânica. Diante do exposto, o objetivo com esse trabalho é abordar a importância de uma oficina de compostagem orgânica realizada com os agricultores (as) da Feira da Agricultura Familiar de Serraria - PB. As atividades foram realizadas no município de Serraria, no dia 19/06/2018, com 20 agricultores (as) familiares, com metodologias participativas. A valorização dos conhecimentos prévios dos agricultores foi de suma importância, colocando-os como protagonistas da oficina e não mais como mero espectadores, o que enriqueceu o diálogo e as atividades práticas.Citas
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 3 ed. - Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005.
GUZMÁN, E. S. A perspectiva sociológica em agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. Revista de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.1, p. 18-28, 2002.
KERBER, M. Análises das trajetórias de transição de produtores de base ecológica de Ibiúna-SP: Identificação e caracterização de indicadores sociais de sustentabilidade. 2009. 164p. Dissertação (Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural) - Centro de Ciências Agrárias, UFSCar, Araras-SP.
LIMA, J. F. O nascer da Feira da Agricultura Familiar de Serraria (PB) - FAFS. Monografia (Bacharelado em Agroecologia) CCHSA–UFPB. Bananeiras: [s.n.], 2016. 94f.: il.: color. Orientador: Prof. Dr. Filipe Silveira Marini. Monografia (Agroecologia) CCHSA-UFPB.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Compostagem. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/secex consumo/_arquivos/compostagem.pdf. Acesso em: 16 dez. 2018.
OLIVEIRA, F. N. S.; LIMA, H. J. M.; CAJAZEIRA, J. P. Uso da compostagem em sistemas agrícolas orgânicos. Fortaleza: Embrapa Agroindústria tropical, 17p. (Documentos, 89), 2004. Disponível em: http://cnpat.embrapa.br/publica/pub/SerDoc/doc_89.pdf. Acesso em 06 de abril de 2019.
PRIMAVESI, A. Agroecologia: ecosfera, tecnosfera e agricultura. São Paulo: Nobel, 1997.
SANTOS, V. B. Oficina temática sobre compostagem: uma perspectiva interdisciplinar no ensino de química e biologia. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 60 p. 2019.
SOUZA, F. A.; AQUINO, A. M.; RICCI, M. S. F.; FEIDEN, A. Compostagem. Seropédica: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa Agrobiologia, 11p., (Boletim Técnico, 50), 2001.
TEIXEIRA, L. B.; GERMANO, V. L. C.; OLIVEIRA, R. F.; FURLAN JÚNIOR, J. Processo de compostagem, a partir de lixo orgânico urbano, em leira estática com ventilação natural. Belém: Embrapa, 8 p., (Circular Técnica, 33), 2004.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.