TAXA INSTANTÂNEA DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DE Sitophilus zeamais (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) EM VARIEDADES DE MILHO
Palabras clave:
Armazenamento, Gorgulho-do-milho, Infestação.Resumen
Considerando a importância econômica do milho (Zea mays L. (Poaceae)), têm ocorrido importantes mudanças nos sistemas de produção, como o resgate do uso de variedades crioulas ou tradicionais, adaptadas às diferentes regiões. O gorgulho-do-milho, Sitophilus zeamais Mots., 1855 (Coleoptera: Curculionidae) é o principal inseto-praga do milho armazenado. Com isso, estimou-se o crescimento populacional de S. zeamais nas variedades de milho crioulo (Jabotão e Batité) e cultivar comercial (Caatingueiro), através da taxa instantânea de crescimento(ri). Os insetos foram provenientes da criação estoque, sendo criados em sementes de milho híbrido comercial, cv. Caatingueiro. Amostras de grãos dessas variedades crioulas, e cultivar comercial, foram utilizadas para realização dos bioensaios em laboratório. Os bioensaios de taxa instantânea de crescimento populacional (ri) para S. zeamais nas diferentes variedades de milho, foram realizados em delineamento inteiramente casualizado, com cinco repetições para cada tratamento (Batité, Jabotão e Caatingueiro). Frascos de vidro com capacidade de 150 mL, fechados com tecido do tipo voil preso por elástico, contendo 40 g de grãos de milho, isentos de pragas e inseticidas foram utilizados. Os grãos foram infestados com 20 insetos adultos, não sexados, com idade entre 0 e 15 dias. Os frascos com os insetos foram mantidos em sala climatizada. Após 60 dias de armazenamento, foram iniciadas as avaliações de número de insetos emergidos. Após 75 dias, avaliou-se o número total de insetos e o peso final da massa de grãos. A taxa instantânea de crescimento foi calculada pela equação ri = [ln(Nf/N0)]/Δt, em que: Nf= Número final de insetos; N0 = Número inicial de insetos; e Δt = Número de dias em que o bioensaio foi executado. A comparação das médias foi realizada pelo teste de Tukey a 5% de significância, utilizando o programa estatístico SAS, versão 9.0. A taxa instantânea de crescimento populacional (ri) de S. zeamais, foi positiva para as diferentes variedades, após 75 dias de armazenamento, porém, a variedade crioula Jabotão apresentou maior taxa de crescimento (ri=0.024), diferindo significativamente das cultivar Caatingueiro (ri=0.009) e de Batité (ri=0.014), que não diferiram entre si.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.