Colletotrichum gloeosporioides sensu lato ASSOCIADA À PODRIDÃO VERMELHA DA CANA-DE-AÇÚCAR NO ESTADO DE ALAGOAS
Resumen
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Dentre as doenças que ocorrem na cultura, se destaca a podridão vermelha, que incide nas folhas, toletes e principalmente em colmos, prejudicando a produção e a qualidade do produto para a comercialização e industrialização. Trabalhos sobre a etiologia dessa doença são escassos e geralmente baseiam-se em caracteres morfológicos e culturais, apontando Colletotrichum falcatum como agente etiológico da doença. Contudo, o uso de análises mais completas, com base em dados moleculares podem revelar outras espécies associadas à doença. O objetivo do presente trabalho foi identificar espécies de Colletotrichum associadas à podridão vermelha da cana-de-açúcar. O isolado foi obtido de plantio comercial de Saccharum no estado de Alagoas, apresentando sintomas da doença. A caracterização cultural foi realizada mediante a mensuração do crescimento micelial do isolado a 25 °C, topologia e coloração da colônia cultivada em meio BDA sintético. A caracterização morfológica foi realizada através de medições de 50 conídios e apressórios. A caracterização molecular foi realizada utilizando sequências do gene gliceraldeído-3 fosfato desidrogenase (GAPDH), como medida inicial da diversidade genética. Os resultados morfoculturais mostraram que o isolado associado à podridão vermelha da cana-de-açúcar pertence ao complexo gloeosporioides. A análise filogenética realizada por meio de uma árvore de inferência Bayesiana agrupou preliminarmente o isolado obtido com Colletotrichum siamense. Este é o primeiro relato de Colletotrichum gloeosporioides sensu lato associada à podridão vermelha da cana-de açúcar.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.