A construção da cidadania: ser negro, cristão e brasileiro no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i3.10046

Palavras-chave:

Movimento negro , cidadania , ICAR

Resumo

O movimento negro, ao lado de outras instituições, lutou durante séculos para conquistar o acesso a cidadania plena. No percurso, desse caminhar a ICAR definiu uma nova mentalidade diante da urgência de praticar, ao lado do movimento negro, uma justiça social que não excluísse os negros de seus direitos sociais.  

Biografia do Autor

José Roberto da Silva, Faculdade Católica de Mossoró

Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco com linha de pesquisa Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade. Mestre em Ciências Teológicas - Universidad Evangélica del Paraguay (2011). Especialização em filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1997), graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1996), graduação em CURSO SUPERIOR DE INICIAÇÃO TEOLÓGICA - Diocese de Mossoró - Centro Pastoral de Ciências Religiosas (1997) e Atualmente é Professor nas escolas da rede municipal e estadual: Colégio Evangélico Leôncio José de Santana (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer - Mossoró/RN) , Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho (Secretaria da Educação e da Cultura) e professor da Faculdade Católica de Mossoró. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Igreja.

 

Aline Carla de Medeiros Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, concluído em 2008; Especialista em Educação Ambiental pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP), concluído no ano de 2011; Mestre em Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG/Pombal-PB, concluído em 2014 e Doutora em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, concluído em 2020. Atualmente é presidente da ONG (GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas) e Professora lotada na Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, na Secretaria Municipal de Educação de Cajazeirinhas - Paraíba. Credenciada no Programa de Pós Graduação em Gestão e Sistemas Agroindustriais do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar-CCTA da Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal, Paraíba. Atuando nas áreas de: Ciências Biológicas; Ciências Agrárias, Desenvolvimento de Processos Biológicos e Ciências Ambientais. (Texto informado pelo autor)

Patricio Borges Maracaja, INSA - Instituto Nacional do Semiarido

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Paraíba concluído em (1981) e Graduado em Teologia pelo Cenpacre (2007), efetuou o doutorado (1991 - 1995) recebendo o titulo de Doutor Engenheiro Agrônomo pela Universidad de Córdoba - España em (1995) que foi Convalidado pela USP ESALQ - Piracicaba - SP em 1996 como o titulo de D. Sc.: Entomologia . Conceito CAPES 7. Trabalhou na Extensão na Secretaria de Agricultura da PB e Projeto Sertanejo em Picuí - PB e Campina Grande - PB, ensinou na UEPB - Universidade Estadual da Paraiba (Campus II Lagoa Seca - PB), na ESAM atualmente UFERSA - Universidade Federal do Semiárido no Campus de Mossoró - RN) e aposentou-se como professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - CCTA - Campus de Pombal - PB (PORTARIA Nº 3.591, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2018), Atualmente Bolsista CNPq/INSA - Campina Grande - PB.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Apicultura, Meliponicultura e Abelhas Nativas. https://orcid.org/0000-0003-4812-0389 Classificação Mundial de Cientistas e Universitários de 2022 (BRICS) COLOCAÇÃO: 28 da UFCG; 7667 do Brasil e 11494 da América Latina e no mundo 216.322. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

Silva, J. R. da, Medeiros, A. C. de M., & Maracaja, P. B. (2023). A construção da cidadania: ser negro, cristão e brasileiro no século XXI. Revista Brasileira De Filosofia E História, 12(3), 1532–1551. https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i3.10046

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