O cristianismo da libertação católico diante da sinodalidade
Resumo
O presente artigo tem como tema: “o Cristianismo da Libertação católico diante da sinodalidade” as motivações para a presente pesquisa se dá pelo fato de entender que a sinodalidade, quanto a religiosidade popular, são duas balizas evidentes na construção da fé do povo da América Latina, em especial do Brasil. Objetiva fazer uma análise da dimensão da sinodalidade enquanto evento e meio da Igreja Católica por meio de seus bispos, realizar um processo de conhecimento do chão de seu povo e assim criar caminhos para o processo de evangelização dos povos da América latina bem dentro do contexto de cada povo. A dimensão da sinodalidade da Igreja vem desde a época dos apóstolos, os quais, reunidos decidiam quais eram as prioridades da pregação do evangelho. Nascida na década de 1970 na América Latina, a Teologia da Libertação, se configura como uma das grandes correntes teológicas que entendem e aplicam o Cristianismo bem dentro de uma ótica social, para o continente. Entendo dessa forma pode-se aplicar esse pensamento como Cristianismo da Libertação, que se configura numa perspectiva de entendimento do Cristianismo dentro de uma visão mais voltada para as crenças populares que perfazem grande parte da religiosidade do povo latino-americano, que por sua vez, não dependem da autoridade da Igreja para desenvolver suas práticas e devoções populares. Antes, elas nascem do chão da fé do povo em sua localidade e perfazem o jeito de ser e viver a fé do povo simples em suas crenças e devoções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.