A importância da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10303Palavras-chave:
Alunos, Autismo, Inclusão EscolarResumo
O autismo refere-se a um distúrbio de ordem neurológica, caracterizado por um conjunto de alterações comportamentais com início precoce, cursos crônicos e grandes impactos, porém, variável, em diversas áreas do desenvolvimento humano. Com efeito, o distúrbio do espectro autista tem repercussões no desenvolvimento estudantil. Assim, faz-se importante oferecer uma sintonia adequada para que ela se desenvolva sem prejuízos – destacando-se a importância da inclusão escolar para apaziguar os efeitos negativos do autismo. Para tanto, a presente pesquisa objetiva expor a importância da inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista evidenciando os aspectos normativos e legais do ordenamento jurídico brasileiro. Com relação a metodologia, tem-se uma pesquisa exploratória, método dedutivo, bem como técnicas de pesquisa documental e bibliográfica, utilizando-se de trabalhos científicos, acerca do tema, tendo as seguintes palavras-chave: “Alunos”, “Autismo” e “Inclusão Escolar”. Ante o exposto, conclui-se que o transtorno do espectro autista impõe um desafio ao sistema educacional no que tange a inclusão escolar. Diante das possíveis implicações, averiguou-se a existência de inúmeras normas que resguardem a inclusão escolar das pessoas com autismo, como preconiza a BNCC no que tange à adaptação do ensino, bem como a Lei nº 12.764/2012, que destaca o direito à vida digna, à integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.
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