Direitos humanos: um limite ao poder de tributar do estado
Human Rights: a limit on the State's power to tax
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10345Palavras-chave:
Constituição Federal, Direitos Humanos, Estado, TributosResumo
Este trabalho visa discutir sobre se os direitos humanos poderiam ser considerados um limitador ao poder de tributar do Estado, através do método dedutivo, realizados por meio de pesquisa bibliográfica, tendo em base livros doutrinários, a legislação tributária, artigos científicos pertencentes ao tema e jurisprudência dos tribunais. Inicialmente, discute-se o a tutela do Estado e o Direito Tributário, tomando como ponto de partida a necessidade da existência do Estado, por conseguinte, as atividades realizadas para custear o mesmo. No segundo, abordou as discussões doutrinários acerca do reserva do possível e o mínimo existencial, tendo em vista que é uma leitura imprescindível no presente trabalho, posto que apreciação dos conceitos primordiais para melhor compreendimento da temática. Terceiro e último tópico, discute-se os direitos humanos e o direito tributário, ponto fundamental da presente pesquisa. Por fim, o Estado tem a responsabilidade de criar e administrar impostos para garantir os direitos humanos. A coleta desses impostos não deve ser usada como punição por atos ilegais, mas sim para garantir o mínimo necessário para a sobrevivência dos cidadãos.
Referências
ALEXANDRE, R. Direito Tributário. 17ª ed. São Paulo: Editora JusPodivm, 2023.
BALTAZAR, L.H. A. Direito Tributário e Controle Social. Revista TCU, 2009. Disponível em: https://revista.tcu.gov.br/ojs/index.php/RTCU/article/view/341/386. Acesso em: Nov. 2023.
BASTOS, V. A. E. A função tributária: Por uma efetiva função social do tributo. Senado Federal, 2006. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/43/169/ril_v43_n169_p143.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 out. 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 jan. 2024.
BRASIL. Lei no 5.172, de 25 de outubro de 1966. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Brasília, 1966. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5172Compilado.htm. Acesso em: 15 jan. 2024.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. STF. Medida Cautelar em Ação Direta de Inconstitucionalidade n° 1.075 (Distrito Federal). A tributação confiscatória é vedada pela Constituição de 1988. Min. Celso de Mello, Brasília, 17 jun. 1998. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=392114. Acesso em: 8 fev. 2024.
CARRAZZA, R. A. Princípios Constitucionais Tributários e Competência Tributária. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1986.
GRIMALDI, A. Os Tributos e os Direitos Humanos. JusBrasil, 2018. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/os-tributos-e-os-direitoshumanos/647603313. Acesso em: 15 jan. 2024.
NUNES, G.; RIBEIRO, M. de F.; ALMEIDA, P. S. de. O desenvolvimento dos direitos fundamentais através da tributação: políticas públicas como fomento do bem-estar social. Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC, [s. l.], 2018. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/meritum/article/view/5827. Acesso em: 8 fev. 2024.
PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário Completo. 11 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2023.
ROCHA, R. Direito Tributário. 10. ed. São Paulo: Editora JusPodivm, 2023.
SOUZA, L. M. Reserva do possível x Mínimo existencial: O controle de constitucionalidade em matéria financeira e orçamentária como instrumento de realização dos Direitos fundamentais. Disponível em:
http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/luciane_moessa _de_souza2.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Arthur Dias Almeida, Dayane Sousa Fontes, Hévila Raab de Castro Pereira, Lizandra Linhares Batista, Gilliard Cruz Targino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.