A influência de Rawls sobre a Constituição da República Federativa do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10371

Palavras-chave:

Rawls. Constitucional; Equidade; Democracia; Filosofia jurídica.

Resumo

O presente artigo traz uma abordagem acerca da influência do pensamento de John Rawls na Constituição de 1988, além de discorrer sobre a evolução da Constituição, o equilíbrio entre a liberdade e o coletivo e a busca pela justiça social. O conceito rawlsiano de equidade e justiça permeia a Constituição, nesse sentido transcende a teoria e se transforma em princípios constitucionais que priorizam a proteção dos direitos individuais e a participação democrática. O fundamento filosófico do ecletismo abraça tanto os valores liberais como os comunitários, buscando a harmonia entre a proteção dos direitos individuais e a construção de comunidades justas. A influência deste pensador ultrapassa o próprio texto Constitucional e se reflete em todos os aspectos do ordenamento jurídico brasileiro, desde a proteção dos direitos básicos até a construção de um país democrático de direito. A interação entre filosofia e direito revela uma trama complexa e transformadora que enriquece a proteção dos direitos individuais, aumenta a coesão social e promove um futuro mais justo e inclusivo para todos. Este estudo é realizado a partir de uma abordagem qualitativa e de natureza básica com fins explicativos que aprofunda o saber sobre quais as ideias de Rawls repercutiram na Constituição Brasileira e ecoam para todo direito brasileiro. Para tanto foram utilizadas como fontes bibliográficas livros, artigos de ambas disciplinas e a própria Constituição Federal do Brasil.  

Referências

ALEXY, Robert. Teoria Dos Direitos Fundamentais. Tradução Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em 06 set 2023.

DA SILVA, Ricardo Perlingeiro Mendes. Teoria da justiça de John Rawls. In: Revista CEJ, v. 2, n. 6, p. 103-118, 2 dez. 1998.

DUTRA, Lincoln Zub. Dumping social em face dos direitos fundamentais e sua contribuição para precarização das relações de emprego. 2017. 228p. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL, Curitiba.

DWORKIN, Ronald. Levando os direitos a sério. Tradução e notas. Nelson Boeira. - São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FREEMAN, Samuel. The Cambridge Companion to Rawls. New York: Cambridge University Press, 2003.

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Tradução Alonso Reis Freire: revisão da tradução Elza Maria Gasparotto; revisão técnica Eduardo Appio. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

KYMLICKA, Will. Filosofia Política Contemporânea: uma introdução. Tradução Luís Carlos Borges; revisão de tradução Marilene Pinto Michael. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

LASSALE, Ferdinand. O que é uma constituição? São Paulo: Pillares, 2015.

NEVES, Marcelo. Constituição e direito na modernidade periférica: uma abordagem teórica e uma interpretação do caso brasileiro. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2018.

NÓBREGA, Wanderson Kennedy da, et al. O cristianismo e sua influência na constituição cidadã de 1988: uma abordagem histórico-expositiva. Campina Grande: Realize Editora, 2018. p. 719-722. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/39632>. Acesso em: 06 set 2023.

RAWLS, John; Uma teoria da justiça. tradução Almiro Pisetta; Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______. Political Liberalism. New York: Columbia University Press, 1993.

SCHIER, Paulo Ricardo. Direito Constitucional: anotações nucleares. Curitiba: Juruá, 2008, p. 97-99.

SERRANO, Pedro Estevam Alves Pinto. A Constituição Cidadã: 30 Anos de Democracia e Direitos. Ed. Saraiva, 2018.

Downloads

Publicado

2024-02-21

Como Citar

Cacimiro Neto, M. (2024). A influência de Rawls sobre a Constituição da República Federativa do Brasil. Revista Brasileira De Filosofia E História, 13(1), 2384–2404. https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i1.10371