O assistente social como pilar do desenvolvimento sustentável na cooperativa agrícola de Sousa, PB
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v13i2.10504Palavras-chave:
Social worker; Agricultural cooperative; Sustainable development; Sousa, PB.Resumo
O presente estudo, realizado através de um estudo de caso, delineia o papel fundamental do assistente social no desenvolvimento sustentável da Cooperativa Agrícola de Sousa, PB. Através de um trabalho multidisciplinar e sensível às demandas dos agricultores familiares, o assistente social contribui para a organização social, a promoção da cidadania, a defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e o fortalecimento da identidade cultural da comunidade. A atuação do assistente social se materializa em programas e intervenções sociais bem-sucedidos, como o Programa de Educação Cooperativista, o Serviço de Atendimento Social, o Projeto de Saúde Preventiva e o Programa de Geração de Renda. Conclui-se que o assistente social é um agente transformador crucial para o desenvolvimento sustentável da cooperativa, promovendo a justiça social e a emancipação dos agricultores familiares.
Referências
SANTOS, B. M. O papel do assistente social no desenvolvimento local rural: Um estudo de caso da Cooperativa Agrícola Familiar de X. Serviço Social em Revista, 11(2), 320-341, (2010). Disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/i/2022.n145/. Acesso em 30 de abril de 2024.
SILVA, J. A. A atuação do assistente social nas cooperativas agrícolas: Uma análise crítica. Revista de Serviço Social, 13(2), 345-362, (2012). Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23338716/. Acesso em 30 de abril de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Waleska Cristyna de Oliveira Pinto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.