Levotiroxina para hipotireoidismo subclínico: todos os pacientes devem ser tratados?
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11166Palavras-chave:
Hipotireoidismo subclínico. Tratamento. Levotiroxina.Resumo
- O hipotireoidismo subclínico é uma condição endocrinológica caracterizada por níveis elevados de hormônio estimulante da tireoide (TSH) associados a níveis normais de tri-iodotironina e tiroxina livre. Quando necessária, a abordagem terapêutica geralmente adotada é a utilização de levotiroxina. Tendo em vista a importância da análise dos desdobramentos do manejo do hipotireoidismo subclínico, este estudo tem por objetivo de investigar se a levotiroxina pode ser considerada uma opção terapêutica para todos os casos de hiportireoidismo subclínico e propor uma diretriz clínica. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada no âmbito das bases de dados National Library of Medicine Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciência da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e Scientific Electronic Library Online. Incluiu-se estudos nos idiomas inglês, português e espanhol; publicados no período de 2019 a 2024 e que abordavam as temáticas propostas para esta pesquisa e que estavam disponibilizados na íntegra e de forma gratuita. Após a aplicação dos filtros com relação aos critérios de inclusão, restaram 15 artigos para compor a análise proposta. Os estudos evidenciaram que a reposição de levotiroxina em adultos deve ser iniciada diante de níveis de TSH levemente aumentado (4,0mU/mL a 10,0mU/mL). Embora o hipotireoidismo subclínico seja uma situação comum, sobretudo em idosos, a respeito da indicação de seu tratamento, recomenda-se cautela.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ingrid de Assis Villar, Milena Nunes Alves de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.