O impacto do programa Cisternas nas escolas do município de Canindé-CE

Autores

  • Adriana Paulino de Sousa Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Alexandra Moreira Silva Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Patrício Borges Maracajá Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba
  • Aline Carla de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB
  • Raimundo Jackson Nogueira da Silva Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11293

Palavras-chave:

Cisternas nas Escolas, Convivência com o semiárido, Acesso à água, Educação sustentável, Políticas públicas

Resumo

O presente estudo analisa o impacto do Programa Cisternas nas Escolas na ressignificação da seca e na promoção de uma convivência sustentável com o semiárido, destacando seu papel no fortalecimento da autonomia local, no direito à água e na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar beneficiada. A pesquisa parte da necessidade de superar a visão da seca como um problema a ser combatido, enfatizando sua compreensão como uma condição climática passível de convivência sustentável. A metodologia adotada foi de caráter integrativo e qualitativo, permitindo uma análise abrangente das políticas de convivência com o semiárido. Para isso, foi conduzida uma revisão documental e bibliográfica sobre o Programa Um Milhão de Cisternas e seu subprograma Cisternas nas Escolas, além da investigação dos impactos das cisternas no acesso à água, na alimentação, na saúde e na qualidade do ensino. Os resultados demonstram que a implementação das cisternas nas escolas não apenas garante o acesso à água, mas também fortalece a autonomia das comunidades, promovendo mudanças na percepção da seca e fomentando práticas sustentáveis no ambiente escolar. Além disso, evidencia-se a relevância dessas iniciativas como ferramentas pedagógicas e políticas para a educação e a cidadania no semiárido. Conclui-se que o Programa Cisternas nas Escolas representa um avanço significativo nas políticas de convivência com o semiárido, contribuindo para a ressignificação da seca e para a construção de um modelo sustentável e inclusivo de acesso à água.

Biografia do Autor

Adriana Paulino de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Mestranda em Gestão e Sistemas Agroindustriais, pelo Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal. Professora da Rede Municipal de Canindé - CE

Alexandra Moreira Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Mestranda em Gestão e Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Pombal. Professora da Rede Municipal de Canindé - CE

Aline Carla de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande-Pombal-PB

Licenciada em Biologia, mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande-PB-campus Pombal e Doutora em Engenharia de Processos-PPGEP/UFCG.

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Publicado

2025-03-30

Como Citar

Sousa, A. P. de, Silva, A. M., Maracajá, P. B., Medeiros, A. C. de, & Silva, R. J. N. da. (2025). O impacto do programa Cisternas nas escolas do município de Canindé-CE . Revista Brasileira De Filosofia E História, 14(1), 387–400. https://doi.org/10.18378/rbfh.v14i1.11293

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