O contrato social de Rousseau em uma visão sobre o homem na sociedade atual e no seu estado de natureza
Resumo
Neste artigo é realizado uma breve noção a respeito do contrato social de Rousseau, apresentando suas funções na sociedade, analisando como se deu esse processo e seus principais objetivos. Além disso, também é abordado sobre o estado natural do homem na visão de Rousseau, analisando o seu estado natural no mundo atual, em que a sociedade é seu principal agente de formação, não sendo mais a natureza. Observando seu comportamento atual, diferenciando do pensamento de homem apresentado por Rousseau. Ademais, é discorrido acerca dos fundamentos teórico sobre estado natural do homem na visão de Thomas Hobbes, analisando a diferença do pensamento de Rousseau, e estudando a relação deste com o homem atual.
Referências
ACHA, J.A; PIVA, S.I. Antropologia Filosófica. Batatais: Claretiano, 2012. Unidade 1.
CABRAL, J. F. P. "Hobbes e o estado de natureza"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/hobbes-estado-natureza.htm>. Acesso em 14 de setembro de 2016.
COTRIM, G. Fundamentos de filosofia/ Gilberto Cotrim, Mirna Fernandes – 2.ed- São Paulo: Saraiva, 2013.
Starobinski, J. Jean Jacques Rousseau. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/rousseau.htm>. Acesso em: 27 de maio de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.