The importance of school inclusion of students with autism spectrum disorder
DOI:
https://doi.org/10.18378/rbfh.v12i4.10303Keywords:
Students, Autism, School InclusionAbstract
Autism refers to a neurological disorder, characterized by a set of behavioral changes with early onset, chronic courses and major but variable impacts on several areas of human development. In fact, autism spectrum disorder has repercussions on student development. Thus, it is important to offer an adequate attunement so that it develops without damage – highlighting the importance of school inclusion to appease the negative effects of autism. To this end, the present research aims to expose the importance of school inclusion of students with autism spectrum disorder, evidencing the normative and legal aspects of the Brazilian legal system. Regarding the methodology, there is an exploratory research, deductive method, as well as documentary and bibliographic research techniques, using scientific works on the subject, having the following keywords: "Students", "Autism" and "School Inclusion". In view of the above, it is concluded that autism spectrum disorder imposes a challenge to the educational system with regard to school inclusion. In view of the possible implications, it was found that there are numerous norms that safeguard the school inclusion of people with autism, as recommended by the BNCC regarding the adaptation of teaching, as well as Law No. 12,764/2012, which highlights the right to a dignified life, physical and moral integrity, the free development of personality, safety and leisure.
References
ALEXANDRE, D. L.; RIBEIRO, E. Trabalhando A “ Região Sul Do Brasil” A Partir De Instalações Geográficas Com Alunos Do 7º Ano Da E.E,F. M São Vicente De Paula, Exu-Pe. 2014.
AZZI, S. Avaliação e progressão continuada. In: AZZI, S. (coord). Avaliação do desempenho e progressão continuada: projeto de capacitação de dirigentes. Belo Horizonte: SMED, out. 2001.
BORBA, M. M. C.; BARROS, R. S. Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo. Cartilha da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2018.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Ministério da Educação. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015.
BRASIL. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF:28 dez. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CUNHA, M. I. da. Conceitos de espaço, lugar e território nos espaços analíticos da formação dos docentes universitários. Revista Educação UNISINOS: v.12, n.3, setembro-dezembro, 2008.
CUNHA, N. H. S. Distúrbios do Comportamento. In CAMARGOS Jr., Walter (Org.) Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 3° Milênio. Brasília: CORDE, 2002, p. 122-127.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: 1994.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 1994.
DEMO, P. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba, Paraná, 2004. p.156-166.
DUARTE, C. P.; SILVA, L. C.; VELLOSO, R. de L.. Estratégias da análise do comportamento aplicada para pessoas com transtorno do espectro autista. São Paulo: Memnon Edições Científicas, 2018.
KANNER, L. Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, [s. l.], v. 2, p. 217–250, 1943.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. In: Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis, metodologia jurídica. 2015.
NETO, H. L.; MORAIS, W. C. de. Contribuições epistemológicas da análise econômica em direito empresarial. LIBERTAS: Revista de Ciências Sociais Aplicadas, v. 6, n. 1, p. 75-86, 2016.
SILVA, T. N. da; GOMES, K. J. C. Ensino de geografia e autismo: por uma prática inclusiva. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 2015, Catalão (GO). Anais... Catalão: Fala professor (qual) é o fim do ensino de geografia?, out., 2015.
SILVA. A. B. B. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: ED. Fontanar, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Ribeiro Sousa, Hellita do Nascimento Fernandes, Maria Juliana Gonçalves da Silva Lemos, José Cezario de Almeida, Ana Emília Nascimento Lemos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.